Estilo e Beleza 2

A VERSATILIDADE DO MACACÃO NO UNIVERSO FEMININO

Por Danni Bossu

O macacão não é uma tendência, já faz parte do estilo pessoal e tornou-se indispensável em quaisquer guarda-roupas feminino. Além de ser uma peça única, não precisamos quebrar a cabeça com combinações, estaremos sempre elegantes em qualquer ocasião! Acredite, podemos circular em qualquer ocasião e ainda atrair muitos olhares de aprovação. Pode ser usado em todas as estações do ano, com vários formatos (curto, mídi e longo) e várias cores, estampas e texturas. A praticidade se une a elegância e sofisticação em uma única peça, trazendo modernidade e conforto para esta peça tão incrível que é o macacão. Se engana quem acredita que o macacão é uma peça para poucas, todas nós podemos usar sabendo compor com o comprimento certo e formatos que valorizam e alongam a silhueta. E o melhor de tudo! É uma peça atemporal e que podemos usar por vários anos e ter como um curinga no nosso rol de peças fundamentais.

Como e onde podemos usar macacão?

Na hora de eleger o macacão como peça para determinados eventos existem muitas dúvidas, então, vamos sanar algumas delas e falar também de ambientes e lugares que possivelmente você não apostaria nele.

Sim, o macacão pode se a peça eleita para qualquer ocasião! Seja para dia, para noite, eventos de trabalhos, festas, casamentos e até para madrinhas, basta escolher o modelo e o tecido correto para cada ocasião.

Para o trabalho, prefira linhas retas, de tecido plano, cores e estampas discretas, sem decote e opte pelos modelos com manga, combine com acessórios discretos e sapatos que não mostrem tanto os pés.

Sempre quando o tema é festa, muitas cogitam em descartá-lo, mas acredite, ele é tão chique e sofisticado quanto um vestido. As convidadas que vão à festa ou casamento podem abusar nas texturas, comprimento e formato, desde que fique adequado com a ocasião, já para as madrinhas, apostem em tecidos nobres, brilhos, rendas e pedraria, se o casamento tiver uma cerimônia religiosa cuide com decotes, invista em uma 'make' glamorosa e acessórios finos para compor o visual e pode confiar, vai arrasar!

Quanto ao uso do macacão para o dia ou para a noite, é mais uma condição de ambiente e ocasião, não existe regra, pode abusar de todas as possibilidades dependo do estilo e gosto pessoal. Aposte em macacão curto, mídi, pantacourt, justos, fluidos, lisos, estampados, ou até mesmo em sobreposições. Como sempre digo... Vale o bom senso!

Qual o modelo ideal para minha silhueta?

Quando falamos em peça ideal para sua silhueta, devemos também respeitar a proporção de cada corpo, como já dissemos no editorial de dia das mães sobre como identificar sua silhueta, aqui estamos falando de uma peça específica e devemos acrescentar mais algumas dicas.

As mulheres baixas, também, podem usar e apostar no macacão. A dica para alongar mais é usá-lo com salto e que seja coberto pela barra da calça, para os modelos longos, os modelos flare são uma excelente opção. Se optar por um modelo com barras mais curtas e justas, use um sapato de salto do tom da pele (nude). Aliás os macaquinhos são uma ótima pedida! Os modelos mais largos não são muito indicados pois sobra tecido e achatam a silhueta, prefira os modelos mais retos e que não sejam justos demais.

Existe um mito de que as cheinhas não podem usar macacão! Pode e deve! Opte por peças mais estruturadas, quanto aos decotes evitem os de alça fina ou tomara que caia e opte pelo decote em "V" que valoriza e alonga. Se usar cinto prefira os da cor da peça, assim não divide a silhueta. Se optar por estampas prefira as de fundo escuro e de tamanho médio, estampas grandes ampliam a visão!

Tenho quadril largo, posso usar? Claro! A ideia é sempre de compensação, então use tecidos fluidos e modelos mais largos na região dos quadris e mais ajustados na parte de cima. Isso vale também para quem se incomoda com as coxas grossas, pernas largas e tecidos fluidos devem ser os eleitos.

Macacão e sobreposições!

Por isso que o macacão é uma peça versátil, podemos usar com sobreposições e tornar o visual ainda mais sofisticado ou moderno.

Aposte nos casacos, coletes, blazers, tudo pode ser combinado com essa bela peça, e ainda uma dica super cool é usar aquele macacão de alcinha do verão combinado por baixo com uma camiseta e tênis. Outra dica para uma ocasião um pouco mais formal, combinar com camisa, fica muito elegante e sofisticado.

Acessórios e macacão!

O acessório pode incrementar o visual, mas também pode engolir todo o charme. Bolsas médias ou pequenas são ideais para compor com macacão, harmonizam a peça que já tem muita presença, nunca utilizem bolsas grandes. Escolha cintos finos quando quiser complementar o look, valorizam a cintura de forma mais natural sem cortar a silhueta ao meio. Ao usar um colar, respeite sempre o decote, os colares longos alongam ainda mais, assim como os brincos, assim lebre de pensar na silhueta e na composição na hora da escolha.

Com todas essas dicas já podemos incluir em nossos guarda-roupas, o queridinho macacão e usá-los em todas as estações do ano. E assim termina nosso editorial de hoje. Excelente fim de semana, um forte abraço da sua colunista de moda, estilo e comportamento.


Danni Bossu, administradora e personal make-up. Antenada nos melhores editoriais de moda, acompanha as tendências internacionais e traz um olhar pra nossa realidade, seguindo a tendência street style. Gosta de freqüentar lugares descolados e sempre tem dicas de beleza que adoramos. 

COMO SER UM EXCELENTE ANFITRIÃO X CONVIDADO

Por Danni Bossu

Adoro falar sobre moda e dar dicas de como cuidar da imagem, então, está na hora de falar um pouquinho sobre a forma como nos comportamos. Isso também faz parte da sua imagem, vamos a este artigo? Como já mencionei em outros, quando tratamos de etiqueta estamos falando de regras, gentilezas, ética e respeito entre as relações humanas sejam elas quais forem. Comportamentos incentivados por nossos pais, por nossos familiares e que éramos orientados a ter, acabaram se perdendo e nos dias atuais por comodismo ou por descuido, passamos a acreditar que estas regras são desnecessárias em qualquer contexto de vida. Alguns ousam dizer que são meras frescuras ou padrões ultrapassados, mas com essa falta de bom senso comum, acabamos causando desconforto para nós e para outras pessoas. Justamente por isso que existe a etiqueta e devemos usá-la e praticá-la em todas as ocasiões, para deixarmos sempre a melhor impressão sobre nós. A forma que nos comportamos no cotidiano revela muito sobre nosso temperamento e expõe quem somos em qualquer contexto. Receber em qualquer ocasião para mim sempre foi muito prazeroso, aproxima as pessoas, estreita laços, seja com pessoas muito próximas ou não.

Vamos falar hoje destas relações e o tema que vamos abordar é como apurar, como afinar nossas habilidades de receber e ainda oferecer algumas dicas para ser um hóspede ou visita agradável. Gostaria de ponderar dizendo que todos nós temos a livre escolha e que a intenção de trazer tema de comportamento e etiqueta é para melhorar as relações humanas que hoje estão se perdendo e cada dia mais difíceis!

Anfitrião

Receber é sempre um motivo de alegria e festa, regras de bem receber são universais para qualquer evento, ocasião ou horário. Tenha sempre em mente que receber pessoas vai alterar um pouco seu dia, não é necessária uma revolução, afobamento ou nervosismo, por isso prepare tudo com antecedência, mas saiba que imprevistos podem acontecer e se ocorrer resolva tudo com bom humor e elegância.


Vou listar aqui alguns passos para tornar sua recepção agradável seja ela para um grupo de amigos ou para uma ocasião um pouco mais formal!

  • Defina o número de convidados e se o ambiente comporta a todos, então envie o convite;
  • Um bom anfitrião deve se informar das preferências gastronômicas de seus convidados;
  • Verifique se possui louças e talheres para atender a todos convidados, caso tenha guardado artigos por algum tempo revise para que tudo esteja impecável;
  • Recepções informais como reunião de amigos, o ideal é não ultrapassar 8 pessoas, assim o anfitrião conseguirá dar a merecida atenção a todos e ainda dispensará o serviço de ajudantes (garçons, copeiras, etc.);
  • Compre as bebidas com antecedência e preocupe-se para que esteja gelado para servir. Quando optar por vinho verifique a temperatura correta para o tipo de vinho que irá servir;
  • Certifique-se que todos os convidados estão em harmonia (todos se dão bem), isso é o ponto alto da recepção!
  • Defina o horário da recepção, nunca deixe em aberto, pode se tornar um transtorno ou incomodo com os outros convidados;
  • Pode e deve pedir confirmação com antecedência, isso facilita o cardápio, e a programação da recepção;
  • Arrume e decore a mesa, colocando tudo que será necessário (pratos, talheres, taças, copos, guardanapos, etc.), montar uma mesa bonita e bem decorada é um agrado muito grande aos seus convidados, eles se sentirão prestigiados.
  • Prepare a casa, principalmente o banheiro ou lavabo que será utilizado, abastecendo papel e toalhas secas;
  • Sirva primeiramente sempre o mais velho (mulheres primeiro, homens depois) e assim sucessivamente, somente quebre esta regra caso houver um homenageado, neste caso ele tem a preferência;
  • O anfitrião só começa a comer após todos os convidados serem servidos;
  • Disponibilize cinzeiros para fumantes e oriente caso tenha um local específico para fumar.

Convidado

  • Agradeça e responda ao convite, o mais breve possível!
  • Confirme ou não a presença para que o anfitrião possa programar a recepção;
  • Ao chegar à recepção cumprimente primeiramente o anfitrião, e depois os demais convidados;
  • Informe-se se pode levar ou não crianças. E caso leve, monitore e supervisione o comportamento da sua criança. Temos que ter respeito com o ambiente em que somos convidados, e seguir as regras da casa;
  • A regra mais importante de todas, seja pontual! Quando somos convidados, o anfitrião programa de forma muito carinhosa uma recepção, e muitas vezes têm um cronograma programado, como por exemplo, à hora de servir a refeição em seu melhor ponto de preparo. Pontualidade é sinal de respeito e gratidão com o anfitrião e demais convidados. Caso aconteça algum infortúnio, avise o atraso com o máximo de antecedência possível;
  • É de bom tom presentear com algum mimo o anfitrião que te convidou (dentro de suas posses), leve flores (nunca de corte), vinho ou chocolate, é uma reciprocidade da importância do convite;
  • Ofereça para levar algo para complementar o jantar (sobremesa, petisco, etc.), caso o anfitrião recuse, não insista;
  • Elogie apenas uma vez, não seja insistente e repetitivo;
  • Cuidado com frases desastrosas! As famosas gafes!
  • Preocupe-se com o horário, não se alongue tanto ultrapassando os limites, afinal, preparar um jantar mesmo que seja para amigos é algo cansativo;
  • No outro dia, agradeça (telefonema, WhatsApp ou mensagem de texto) pela recepção agradável. Seja breve e não bajule!
  • Ajude a recolher os pratos e utensílios, e ofereça para ajuda para lavar e organizar. Respeite caso o anfitrião ao recuse e não insista.

Essas são apenas algumas dicas dentre muitas que existem entre anfitrião e convidado. O importante de toda recepção é manter a harmonia do ambiente com conversas leves para que todos possam interagir. E assim termina nosso editorial desta semana, dando dicas funcionais e práticas para bem receber.

Um forte abraço da sua colunista de moda, estilo e comportamento.

COMO USAR TÊNIS CASUAL NO LOOK E FAZER COMBINAÇÕES FASHION?

Por Danni Bossu

Há alguns anos, o uso de tênis estava apenas relacionado ao mundo fitness e as atividades esportivas, mas com a evolução da moda o calçado ganhou novos ares e novas possibilidades na hora de se vestir. São versões mais casuais e mais modernas que o desvinculou da missão de ser apenas usado para atividades esportivas. Então, tênis de academia segue somente para mundo fitness, ok? Os tênis de academia são pesados e tem a função de amortecimento. Hoje nós vamos desvendar o mundo do tênis causal!

O tênis casual vem ganhando a moda com força e consistência sendo possível criar looks cheios de personalidade e estilo. O conforto é o ponto alto de um tênis casual e é uma ótima opção para manter o estilo sem recorrer ao salto alto tornando-se indispensável no guarda-roupas feminino atual, inclusive, podendo ser usado em qualquer look e substituindo qualquer outro sapato. Em muitas versões de modelos, estilos e cores, ele invadiu o mundo street style (moda de rua) por serem fáceis de combinar, cool e práticos para qualquer situação no dia a dia além de se adequar a quase todas as ocasiões. Mas, não esqueçam que por se tratarde tênis conferem um visual bem descontraído e despojado, e que não é adequado para alguns ambientes de trabalho, principalmente os mais formais, então, é sempre bom conferir junto ao departamento pessoal da sua empresa qual o Dress Code adotado. Agora vamos aprender todas as combinações possíveis, para usar um tênis casual e transformar seu look trazendo conforto e personalidade.

A várias formas de usar um tênis casual. Despojado, Casual, Sofisticado e Sóbrio!

Jeans - O jeans é uma das melhores composições para quem ainda não se acostumou em usar tênis.

  • Calça jeans + tênis - Pode ser usada com t-shirts, camisas de alfaiataria ou até mesmos aquelas estampadas descoladas, blusas de vários tipos e texturas. A melhor opção é calça jeans skinny (as que são justas no tornozelo. Outra excelente escolha é a jeans boyfriend com a barra dobrada, assim protagoniza o tênis e você não terá problemas com a barra. Fácil de usar e você pode deixar a barra na altura que mais gostar sem qualquer compromisso, é descolado.
  • Shorts e saias jeans + tênis - Uma ótima pedida no verão e confere um visual bem casual e fresco, para as baixas optem por tênis de cores mais claras, pois ajudam alongar a silhueta. E não tem regras do que combinar na parte de cima, pode se jogar em todas as opções desde a mais básica até a mais sofisticada. O tênis casual é o passaporte para a liberdade na composição do seu look.



Vestidos - Soltos, justos, estampados, lisos, de qualquer comprimento ou textura. E pode acreditar, os com um corte mais sofisticados e tecidos nobres também combinam com um tênis casual. Somente dose, no modelo e na cor do tênis, quanto mais básico o calçado, mais alinhado ficará o look e quanto mais colorido e com informações mais despojado.


Saias midi

Essa composição é uma das minhas preferidas! Adoro usar tênis com saia mídi! Estampada, lisa, listrada, plissada, reta, com pregas, franzida e rodada, o tênis traz muita modernidade e descontração para saia mídi que às vezes é tão séria. É claro que devemos levar em consideração o tênis que escolhemos para cada opção! Mas para isso a regra é sempre a mesma, "quanto mais básico o calçado mais difícil de errar". O tênis branco é sempre uma ótima opção!

Alfaiataria

As peças de alfaiataria já remetem à tecidos estruturados, à cores mais neutras e sóbrias e ao corte reto! Quando combinadas com tênis tira toda a informalidade do visual, fica lindo e super moderno se bem combinados com o ambiente adequado. Opte por tênis de cor neutra e sem informação, ou até mesmo aquele modelo slip on (que não tem cadarço), conferem um look mais sóbrio. Faças composições de alfaiataria (calça, saia, casaco), com malharia, tricô, camisa lisa ou estampada. O tênis casual é o toque de descontração na seriedade da alfaiataria

Pantacourt

A pantacourt como já diz o nome é uma pantalonada curta, e veio para ficar! E pode sim ser usada com tênis, é importante ressaltar que além de ficar mais despojado, se não estiver no comprimento correto pode achatar a silhueta, então, as altas podem abusar, mas as mais baixinhas precisam tomar cuidado com a altura da barra.

Roupa de balada

Faz tempo que a roupa de balada não exige somente um salto! Podemos compor looks incríveis e confortáveis para aproveitar a noite com os pés no chão e ainda dançar muito. Mesmo com muito brilho e peças mais justas e curtas o tênis também é um excelente aliado. Ele revela descontração e leveza.



Dicas de lavagem e conservação do seu tênis.

  • Lave com sabão neutro.
  • Evite deixar de molho para não danificar, manchar ou até descolar.
  • Para os tênis brancos, pode usar alvejante sem cloro, creme dental branco ou bicarbonato, ajuda a tirar as manchas e retornarem com aparência de novo.
  • Retirar todo e excesso de sabão e com pano limpo e seco para retirar o excesso de água.

Os tênis tornam qualquer composição democrática. Seja de cano curto ou longo eles vieram para ficar e trazer conforto e estilo para nossos looks. Tornou-se um aliado indispensável para qualquer ocasião. Ideal para viagens, dias de chuva, baladas, para eventos casuais ou até mesmo em ambientes de trabalho quando bem combinado. Mas, como digo sempre, para tudo precisamos usar o bom senso e saber se a ocasião ou o ambiente pede tanta informalidade. Mesmo compondo visuais incríveis, o tênis casual é um calçado que remete ao informal, então cuidado com a sua imagem. Tenho certeza que com esse e os demais editoriais que já escrevi vocês estão por dentro de vários assuntos de moda e comportamento. A forma que você se veste está inteiramente ligada à sua imagem pessoal, e as dicas de moda são aliadas para nos sentirmos seguras e prontas para qualquer ocasião de forma adequada ao nosso estilo pessoal. Excelente fim de semana, um forte abraço da sua colunista de moda, estilo e comportamento.

MEIAS - CALÇAS : COMO USAR E ESCOLHER A IDEAL PARA VOCÊ

Por Danni Bossu

Estamos no início do inverno (apesar de não parecer), é uma das melhores estações para se usar meias-calças. Elas valorizam as pernas, evidenciam a feminilidade e a elegância ale, de estarem disponíveis em uma infinidades de opções, por isso mesmo nos confundem tanto na hora de usar. Nós brasileiras não temos muito o hábito de usá-las, talvez por isso que as dúvidas aparecem. Os modelos são classificados pela espessura do fio, começando pelos finos que são quase imperceptíveis nas pernas até os mais grossos que são uma ótima opção para inverno deixando look descolado e bem quentinho. Como para tudo na moda é necessário o bom senso, aí vão dicas valiosas na hora de usar aquela meia-calça que pode transformar o seu visual.

Fios Finos

Essas meias-calças são usadas mais no verão para corrigir imperfeições nas pernas e conferir pernas mais bonitas. O ideal é que ela tenha a mesma tonalidade da sua pele, faça o teste antes de comprá-la, o propósito é deixar as pernas o mais natural possível e jamais utilize a meia como aliada para um ar bronzeado, é um erro fatal, destoa da tonalidade da sua pele! Se quiser usar uma cor para destacar a perna de forma discreta, use a preta, desde que combine com look. A espessura desta meia podem variar de um fio gramatura 7 até 20.

Fios Grossos

Ideais para o inverno, tem o propósito de proteger as pernas do frio mantendo-as aquecidas. São bem comuns e tem nossa preferência. Combinam com saias, vestidos e até com shorts. As cores e estampas são inúmeras, então você pode escolher a que mais combina com seu look. A gramatura do fio pode variar desde a fio de 40, 60, 70, 80 e até 110.

Dicas valiosas de como usar, para não errar!

#Dica 1 - Escolha a cor e tamanho certo. Aqui a dica infalível é usar o dorso da mão para acertar na cor da pele. Nas lojas, para não errar, sempre tem mostruário disponível para fazer esta conferência de cor e tamanho,aconselho sempre comprar uma numeração maior, não vai fazer diferença no visual e fica muito mais fácil de vestí-la, diminui as chances de puxar um fio.

#Dica 2 - Mulheres com pernas grossas, devem evitar meias com estampas, rendas, ou que tenham algum detalhe. Opte por meias mais grossas de tons escuros, vão valorizar mais as pernas.

#Dica 3 - Já as mulheres que tem pernas mais finas, podem abusar das estampas, cores e texturas!

#Dica 4 - Nunca use meias-calças de forma que exponha a costura, essa dica é para qualquer opção de meia, caso necessite usar um sapato aberto na frente busque as opções de meias sem ponteira (somente na cor da pele, please!!!). Quando for usar sandálias dispense a meia calça!

#Dica 5 - Meias arrastão é para ser usada somente de forma descontraída, jamais use em looks de trabalho ou para ocasiões formais

#Dica 6- Quando usar meia grossa, sempre combine o tom da meia com o sapato ou mais próximo possível.

#Dica 7- Escolha a meia-calça conforme a estação o clima. Meias grossas combinam com inverno e com dias nublados que não tenham muita exposição de sol. Opte por meias finas no verão!

#Dica 8- Meias-calças modeladoras são as preferidas das celebridades, mas cuidado ao usá-las, podem conferir um brilho às pernas e podem tirar a naturalidade .

#Dica 9- Meias brancas ou rosas, somente para dançarinas usarem em festivais de dança, não conferem elegância e não valorizam nenhuma perna.

#Dica 10 - Jamais combine meia estampada com vestido estampado,tiram toda elegância do visual.

Como guardar e conservar sua meia-calça!

  • Guarde em sacos de tecido ou plástico e individualmente.
  • Se ao vestir puxou um fio e não desfiou a meia, use o truque do esmalte ou cola líquida para conter o fio.
  • Para vestir a meia, sente-se e a enrole nas pontas dos dedos, venha desenrolando e puxando cuidadosamente a medida que for vestindo.
  • Certifique-se não estar usando anéis ou a com unhas lascadas, isso é fatal , ela desfia mesmo, principalmente se for fina.
  • Lave-a à na mão e com sabão neutro.

Conhecendo todos esses truques e dicas, tenho certeza que não vai errar na hora de escolher a melhor opção de meia calça para compor seu visual! O conhecimento nos trás segurança e confiança, por isso use e abuse dela, é um acessório de moda que vai nos deixar mais elegantes, tornando nossos looks modernos e sofisticados!

Um excelente fim de semana! Um grande beijo da sua consultora de moda, estilo, imagem e comportamento.