Design, inspire-se!

2020 para você!

Por Maila Mistieri

Como prometi, volto aqui para falar sobre os outros 3 temas que serão tendências para 2020.

Colagens, padronagens disruptivas e azulejos quadrados e coloridos. 

Para nós que adoramos o mundo do Design, trago essas pequenas dicas para repaginar sua casa e quem sabe entrar no próximo ano com o pé direito e com a casa de visual novo!

Colagens

Sickdecor

Esse banheiro usou um adesivo só para representar colagens vintage, mas também podemos fazer colagens soltas como nessa sala abaixo, clássica e divertida.

ArtGeist

Padronagens disruptivas

A Ruptura no padrão é muito interessante e para quem gosta de quebrar regras está aí uma forma de brincar com esse estilo em sua casa, não é uma novidade, mas é uma forte tendência. Reparem o tapete e as almofadas nessa sala da Arquiteta Penha Moraes, estão quebrando as regras, eu adorei.

Abaixo já temos o Abajur e as almofadas.

Pinterest

"Para mudar o mundo, basta inovar" - Luigi Arruda

Azulejos quadrados e coloridos

Eles voltaram! Quem nunca teve uma cozinha ou um banheiro com azulejos quadrados e coloridos? Eu tive e nós tivemos.

Então gostaram? Espero que sim meus queridos, beijos e até as próximas!



Tendências para o próximo ano!

Por Maila Mistieri

Parece que acabamos de passar pela virada do ano não é mesmo? E olha isso, já estamos a poucos dias para comemorar a chegada do próximo ano novamente, então, como nada para e tudo evolui, já temos várias tendências chegando para personalizar a nossa vida e como uma designer de interiores e amante das novidades, te convido a inspirar-se e repaginar a sua casa.

Vou pontuar 3 tendências aqui para vocês amigos leitores.

A paleta:

Paleta policromática, essa é uma das propostas de para o próximo ano!

Cinco tendências de cores chegando com resultados surpreendentes e muito elegante. Se no último ano a paleta com tons terrosos fizeram os ambientes, para o próximo ano a paletaque a WGSN (Worth Global Style Network) elegeu as cores que promete deixar tudo mais colorido com tons marcantes e intensas.

A Cozinha monocromática:

Elas estão chegando cada vez mais lindas, em vários estilos e formas, podemos dizer que o design clássico está bem em alta nas cozinhas, elegendo uma única cor produzindo um efeito agradável aos olhos elas surgem soberanas assim como elas merecem, pois foi o tempo que as cozinhas não eram frequentadas pelas visitas o coração da casa ganha cada vez mais atenção na hora das escolhas das peças para criar um ambiente além de funcional, agradável e decorativo pois compõe outros ambientes integrados.

Imagens capturadas do Pinterest

"A Vida tem a cor que você pinta. "

TonSurTon:

Outra tendência para o próximo ano 2020, vem para reforçar as cozinhas monocromáticas, o tom sobre tom retirado do catalogo da IKEA vem para combinar a parede com a mobília. Gostaram da ideia? Bem agradável aos olhos e bastante inspiradora não é mesmo?

Imagem capturada Casa Vogue

E tem muito mais chegando por aí, como paredes com colagens, padronagens disruptivas e azulejos quadrados e coloridos, para quem gosta de ousar, vale a pena investir nessa nova proposta que vou deixar para a próxima publicação, prometo que trago para vocês!

Lembrando que a sustentabilidade e o uso consciente continuam inseridos nos projetos para o público. Cada vez mais valoriza-se a transparência no quesito preservação do meio ambiente e,  por isso, devemos procurar empresas que produzem materiais ecologicamente corretos para aplicar em nossos projetos, deixando dessa forma, nossos clientes satisfeitos.

Por hoje é isso, espero que tenham gostado, beijos e até as próximas!


Minha mesa de trabalho, meu espaço de inspiração!

Por Maila Mistieri

Você sabe que o ambiente que estamos inseridos diz muita coisa sobre nós? Inclusive nos fornece inspiração, concentração e alívio em muitos momentos. Hoje, trazemos o tema sobre mesa de trabalho e se só você pode caprichar nesse seu espaço, vamos lá!

Quando digo que a mesa nos inspira, falo sobre a mesa em que estamos trabalhando e, que, constantemente ao erguer nosso olhar para o horizonte em busca de inspiração, nos deparamos com o verde, ou uma montanha e até mesmo as luzes dos carros e prédios vizinhos? Imaginou?

Qual a sua preferida? Qual delas realmente te inspira? Uma mesa pequena, grande ou partilhada? Temos todas e muitas outras opções. E é nela que podemos colocar objetos que nos lembram alguém especial, uma viagem inesquecível, um vaso preparado para recebidos ou cheio de flores de sua preferência, tudo isso nos inspira a trabalhar com alegria e satisfação!

O hábito do trabalho modera qualquer excesso, induz à necessidade de organização, ao gosto pela ordem; da ordem material chega-se à moral: portanto, o trabalho pode ser considerado como um dos melhores auxiliares na educação. "

Massimo D'Azeglio

A posição da mesa é muito importante para um bom desenvolvimento do trabalho, concentração e estimular a energia e o sucesso, já falei sobre esse tema aqui, quando falei sobre Feng Shui. Se sua mesa for de costa para porta, procure mudar a posição, pois assim você  fica em posição vulnerável, se não houver como mudar coloque um espelho para que você veja quem se aproxima.

Se você não consegue ver um verde pela janela é legal você colocar um vaso de plantas na sala ou na mesa ou mesmo um quadro que tenham paisagens. As cores amarelas podem ajudar para estimular a atividade cerebral, ah, e evite também que o ambiente fique bagunçado, isso dispersa o pensamento.

Capriche! Afinal a mesa é sua. Espero que tenham gostado das dicas de hoje, beijos e até as próximas!


Seja cor, seja vida, seja você!

Por Maila Mistieri

A vida fora de casa já são escolhas que na maioria das vezes não são nossas, no máximo, talvez nossa mesa de trabalho tenha algo que seja nosso. Vamos colorir, florir, misturar, temos a liberdade de ousar em qualquer ambiente que seja nosso. Por isso, hoje, te sugiro a pintar uma parede de rosa e colocar um quadro azul, uma peça com detalhes escuros e com decorações em laranja, fica lindo!

Existem mil maneiras da vida ficar colorida, já falamos sobre várias cores aqui na coluna, só rolar para baixo, mas confesso a vocês que não é tão simples assim, precisamos ter um bom conhecimento da paleta de cores, da psicologia das cores para a harmonização e não cometermos o erro de deixar uma atmosfera pesada no ambiente, e, sim, ao contrário, deixá-lo especial convidativo e ainda melhor, cheio de personalidade. Para mim, não há nada mais gratificante do que a pessoa chegar e falar, nossa a sua casa é a sua cara!

"Pinte a sua vida de novas cores. Respire novos ares. Conheça novas pessoas. Procure novas paixões. Aceite novas opiniões. Questione novas declarações. Visite novos lugares. Crie novas situações. Acredite em novos métodos... Enfim, viva o novo." Tumblr

As cores influenciam sim em nosso humor, em nossa saúde, em nosso bem-estar, em nossas escolhas.

Todas as cores têm seus estímulos e seus significados. Vou citar algumas cores e seus significados no geral, porque existem vários outros significados para cada cor.

Branco: Paz e tranquilidade, geralmente usada nos tetos e há quem prefira usar em paredes dos quartos também para ter bons sonhos;

Azul: Cognição e conhecimento, muito interessante para área de estudos, mas totalmente recomendável para qualquer outra parte da casa, pois temos variados lugares onde sentar e ler bons livros;

Vermelho: Paixão e energia, recomendo pelo menos em um quadro, ou uma peça de decoração no quarto, na entrada da sala, fica bárbaro, uma parede inteira no meio de uma sala também, depende da sua energia e sua paixão;

Casa Vogue

Preto: astucia e inteligência, fachadas, paredes, móveis, objetos, compondo com variadas cores o preto é soberano, destaque sempre, decida com inteligência onde quer mostrar sua astucia;

CASACOR SP 2019

Rosa: afeto e romantismo, para quem gosta não tem um lugar específico, acabou aquela ideia que só fica bom em quarto de bebê ou meninas, cores não tem gênero;

Amarelo: alegria e vibração, paredes, cortinas, misturada com o roxo fica lindíssimo, pode ousar;

Laranja: Alegria e paixão, misture com o preto e com o verde e se for no hall de entrada você já mostra de cara que tem paixão pela vida e alegria de sobra.

Pinterest

Verde: esperança e ousadia, gosto na varanda, principalmente de apartamento com vasos de flores para criar o contraste, com o azul ele também fica bem ousado junto com um sofá verde é lindo demais.

CASA VOGUE

Não estou recomendando usar todas essas cores em uma mesma casa, estou apenas sugerindo alguns ambientes que essas cores juntas casam muito bem.

Amigos leitores, espero que tenham gostado da matéria de hoje, beijos e até as próximas!



Sobre Tendências!

Por Maila Mistieri

O Design é um campo vasto, rico e criativo que não precisa de tendências, só precisa seguir seu curso. Mas é claro que todos os anos são criadas novas tendências,e aqui esclareço,  se elas se perpetuam é porque seguiram seu  curso natural e permanecerão classificadas em seu período histórico.

E o que acontece quando voltamos a usar peças de épocas passadas?

Você já notou que tudo volta? Aquela roupa, aquela cor, aquele móvel?

Acontece que usamos nomes diferentes para tecidos, madeiras, cores, mas o conteúdo é o mesmo, o que difere é a criatividade em acrescentar algo a mais aquilo que já existia, claro citando vagamente sobre alguns itens, porque o assunto é muito mais complexo e também não incluindo tecnologia no contexto.

Sinto-me feliz em poder contribuir com esse mundo vasto da criatividade, ao mesmo tempo tão pequena em meio a infinitos talentos existentes.

"Não siga tendências.

Não pertença à moda: decida o que você é e o que você deseja expressar através da forma como você se veste e da forma como você vive. " - Gianni Versace

Continuando, mas agora falando sobre tecnologia da emoção, tema do CONAD - Congresso Internacional de Designer de Interiores 2019 - e em todos esses dias agitados, da Design Week que participamos de congressos, trabalhos, projetos, consultorias, etc., pude perceber mais uma perspectiva e observar certos conceitos nesta minha desafiadora profissão. Assim posso dizer com todas as letras que o nosso planeta tem muito a oferecer se o usarmos conscientemente. Não precisamos exatamente retirar tanto assim dos nossos recursos naturais, temos pedras naturais de reuso e sem lapidações, madeiras brutas de reflorestamento, flores nativas que não precisamos extrair e nos poupa das importações e com esses elementos compor ambientes, em nossos projetos.

Poderia ficar citando vários e vários ambientes e o que poderíamos fazer com cada elemento natural, mas prefiro citar apenas um em todas essas passagens que tive por essas caminhadas recentes. Não estou dizendo que usaram exatamente esses materiais citados acima, mais pude perceber que foi o mais natural possível que me deparei em todos os lugares por onde andei.

Um ambiente que trabalhou com materiais brasileiros em seu projeto e me encantou, me passou tanta emoção, brasilidade e sustentabilidade, que senti que podemos preservar e passar para os nossos clientes a oportunidade de ser um contribuinte para melhorar nosso planeta com muita classe e elegância.

MF+ Arquitetos Meia Casa - Zumm Select

Mais uma vez vou tomar a liberdade e dizer que estou quase finalizando um projeto de uma clínica aqui em nossa cidade de Pirassununga/SP. O proprietário me procurou e me pediu para fazer o projeto, a casa tem mais ou menos 100 anos e nela habitavam duas pereiras, e a única exigência do dono foi para que eu não as retirassem, mas detalhe elas estavam a 1 metro abaixo do nível que elevaríamos o projeto, conclusão, reunião de equipe, engenheiro civil, engenheiro agrônomo, paisagista, agricultor e conseguimos que as duas pereiras premassem firmes e fortes na clínica. São de clientes assim que o mundo precisa!

Obrigada amigos leitores, sou muito feliz em compartilhar essas poucas palavras com vocês, espero que tenham gostado, beijos e até as próximas!


Iluminação! A importância dela no ambiente de estudos e leitura.

Por Maila Mistieri

Foco, clareza, conforto e rendimento das tarefas escolares são fatores que tem relação direta com a luminosidade do seu local de estudo. O lugar onde você estuda, tanto na sala de aula ou na sua casa, vão depender muito da iluminação, e se ela for mal aproveitada,seja ela luz natural ou artificial, seu rendimento será bastante prejudicado.

Quando isso ocorre, podemos automatizar o ato de forçar a vista, trazendo desconforto e falta de concentração, isso à princípio, além de outros sintomas como dores de cabeça , visão embaçada, etc., portanto, vale investir nesse espaço dentro de casa.

Luz Natural e Artificial

Aproveitar o espaço onde tenha uma boa luz natural é um recurso importante, autossustentável, e traz conforto visual. Porém vale lembrar que essa luz não está o tempo todo presente, e assim devemos recorrer às luzes artificiais porém prestando atenção qual é a melhor opção em luminárias e lâmpadas.

A luz artificial deve trazer o mesmo efeito da luz natural para não forçarmos a vista. Quando a luz é muito forte nossa pupila se fecha e quando ela é muito fraca elas se dilatam. Ou seja, fatores diversos que alteram nosso sentido e pode vir a atrapalhar outros no momento que requer atenção, concentração.

Então, quais as lâmpadas que devemos usar?

Devemos usar as lâmpadas de luzes brancas frias (6.000 K a 6.500 K), que estimulam a atenção, diferente das lâmpadas de luzes brancas quentes (3.500 K a 4.000 K) pois elas nos causam uma sensação de relaxamento, provocar o sono e aí, estudo comprometido!

Espaço de estudos

Esse ambiente infantil de estudos é um exemplo de um bom aproveitamento das luzes, explorando a luz natural e indireta que entra pela janela e a luz artificial direta dos spots que estão localizadas no nicho sobre a mesa. Ainda conta com o auxílio da luminária.

Podemos observar também que o ambiente, mesmo com vários objetos continua clean, pela escolha das cores na decoração, tanto das paredes quanto dos acessórios. Apresenta o cuidado na escolha da mesa de estudo com o tamanho ideal para cada fase de idade, a cadeira com apoio nas costas é muito importante para conforto e postura. Sem contar que é fundamental que desde cedo todos tenham um espaço exclusivo para a pratica dos estudos,e assim adquirirmos esse hábito saudável. Afinal, um ambiente bem projetado fica mais atrativo e gostoso para auxiliar na rotina e propiciar o interesse para o estudo.

Conexão Cool 

Blog Abouthome 

Espaço de leitura

Já para a leitura de um bom livro que escolhemos para nosso horário de lazer, geralmente quando chegamos em casa e queremos nos proporcionar aquele momento que é só nosso e de mais ninguém, podemos sim, usar uma luminária com lâmpadas brancas quentes, pois como já citei acima nos causa uma sensação de relaxamento. Se não quisermos relaxar completamente podemos acender junto com a luminária a luz de teto se ela for branca fria, pois com o uso dessas duas combinações de luzes o ambiente torna-se neutro.

Para esse espaço o ideal é uma boa luminária de chão e uma poltrona o mais confortável possível, lembrando que o conforto é individual, cada um tem o seu critério para esse quesito.

Acervo pessoal - Casa Cor SP 2019

"Todo mestre já foi aprendiz um dia. Mas também se engana quem pensa que a busca por conhecimento tem um fim. Quanto mais aprendemos, mais perguntas vão surgindo. O aprendizado é um compromisso para toda a vida. "

Uma boa cabeceira de cama onde podemos nos acostar também é muito apropriado para esse momento de leitura. Observe que este quarto foi desenhado para quem gosta mesmo de ler na cama, vejam que sobre o criado mudo existe uma luminária com lâmpada branca quente, para quando acendemos no meio da noite e a luz não ofusque os nossos olhos. Já na cabeceira a instalação de luminárias com lâmpadas brancas frias tem com foco direto no livro, quesito importante, a iluminação deve ter foco bem direcionado para não prejudicar a leitura, podemos observar o cuidado com a iluminação adequada para essa finalidade. Por esse e outros motivos o estudo da luminotécnica é muito importante para evitar o uso de maneira incorreta da iluminação.

Imovelweb

Espero ter contribuído para vocês amigos leitores um pouco mais de conhecimento sobre iluminação, caso queiram saber um mais sobre luzes, para aqueles que não tiveram a oportunidade de ler, um pouco antes aqui mesmo na Coluna Design, Inspire! Publiquei um texto que se intitula: Destaque seus ambientes com uma bela iluminação. (é só rolar abaixo) Lá você terá a oportunidade de ler sobre iluminação para outros ambientes.

Beijos meus queridos e até as próximas!


Ambiente Quartzo Urbanus

Por Maila Mistieri

Olá amigos leitores da Coluna Design, Inspire-se! Já estava com saudades. Durante os meses de junho e julho, como já havia dito nas publicações anteriores tive a oportunidade de visitar alguns eventos que além de adquirir novos conhecimentos tive a oportunidade de conhecer diversos lançamentos de materiais para compor um ambiente. Foram muitas texturas, cores, vários objetos e com eles a diversidade de estilos que existem nesse incrível fantástico do Design de interiores.

Dentre meus afazeres que tenho no dia a dia, desde a criação de um projeto até o acompanhamento do desenvolvimento, visitando obras quase diariamente... Essa semana também pude concluir um projeto que havia sido convidada para fazer em parceria com uma loja de móveis de muito requinte na cidade de Pirassununga.

Convite - Essa prática de criar ambientes personalizados em lojas boutiques é muito comum em nosso meio, e aproveito para falar com vocês queridos leitores que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer meu trabalho de perto, agora, poderão visitar um espaço físico totalmente criado por mim e que se destaca dentre outros, pelas cores vibrantes, misturas de materiais como metais, madeiras, vidros e diversas texturas nos tecidos.

"Sou como você me vê.

Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,

Depende de quando e como você me vê passar."

Clarice Lispector

Sobre o ambiente - Estamos falando do ambiente Quartzo Urbanus (instalado na loja Claudia Benini Concept Home/Pirassununga, SP), e posso dizer que é um espaço que lembram as cores da pedra quartzo para mostrar o conceito que quero passar para os clientes. Ideia essa que podemos criar ambientes personalizados em qualquer espaço, seguindo sempre o estilo próprio de cada indivíduo, proporcionando a ele conforto, qualidade e exposição da sua personalidade através de peças e objetos.

Não sou de falar somente sobre o meu trabalho, mas como já estamos juntos há algum tempo, tomei essa liberdade, mas prometo que nas próximas publicações, volto com assuntos mais diversos dentro do Novo Contexto.

Espero que tenham gostado, beijos e até as próximas!


Maila Mistieri  é Design de Interiores - do tipo apaixonada pela profissão e que busca a toda oportunidade novidades e desafios - como vemos em seus artigos e obras assinadas. Há 15 anos, está envolvida com filantropia e participa de clubes de serviços para erradicação da poliomielite mundial. Ama a família e os animais acima de tudo. 

Aproveite para conhecer sua visão no espaço criado por ela neste sábado, 20 de julho, à partir das 9h. Cláudia Benini Concept Home - Rua Siqueira Campos, 2252 - Centro.


O Design que valoriza o afeto

Por Maila Mistieri

Vamos falar um pouco sobre a CASACOR, aliás, quem é apaixonado por Design, arquitetura e paisagismo deve visitar a mostra que está acontecendo no endereço nobre de São Paulo, o Jóquei Clube.

Por muito tempo, o consumo foi estimulado porém, hoje, as pessoas estão se conscientizando cada dia mais que é nossa obrigação contribuir com o meio ambiente optando por materiais e por serviços sustentáveis que valorizam o consumo consciente. É com o Tema Planeta Casa, tecnologia e afeto que a  CASACOR SP está realizando sua mostra desse ano.

Vou apresentar a vocês alguns poucos ambientes dos 75 espaços que fazem parte da mostra e que me impactou por sua modernidade e, ao mesmo tempo, por nos remeter à introspecção.

O ambiente abaixo se chama Living do Colecionador de Naomi Abe. Segundo Naomi Abe é um espaço de contemplação e relaxamento, os tons verdes reforçam a atmosfera de tranquilidade, chamando a atenção para elementos artesanais.

Fotografia Niura Bellavinha

Esse próximo ambiente da BC Arquitetos se chama Terraço Aurora.

Um espaço com grande dimensão e ao mesmo tempo aconchegante rosa.

Fotografia Denilson Machado

O ambiente Casa Pausa de Michel Safatle com 65m² que remete a propriedade de Coco Chanel e as casas da Riviera francesa, chamou atenção pelo afeto, o aconchego e o bem-estar e conta ainda com obras de Tarsila do Amaral e uma carta de Chico Xavier escrita para a pintora.

Fotografia Romulo Faldini

O próximo ambiente chamado Loft Refugio, acolhimento e sustentabilidade foram prioridade para a arquiteta Consuelo Jorge, usando materiais naturais e nacionais, peças brasileiras que possam ser reaproveitadas quando a mostra for desmontada.

Fotografia Fran Parente

Olegário de Sá apresenta Cozy House que significa aconchegante, "pensada para chegar e ficar" repleta de obras de arte contemporâneas e tapetes desenhados pelos arquitetos do seu escritório, o ambiente reflete exatamente o que diz em seu nome.

Fitografia Renato Navarro

"Quando a inteligência e a bondade ou afeto são usados em conjunto, todos os atos humanos passam a ser construtivos."

Dalai Lama

Obrigada, espero que tenham gostado desse relato sobre a mostra da  CASACOR SP, beijos e até as próximas.



Container! Você moraria em um?

Por Maila Mistieri

Designer de Interiores: André Zimmerman 


Já faz algum tempo que esse jeito de morar está conquistando os brasileiros. Graças a Malcom McLean (criador do container) que temos muitas casas, estabelecimentos comercias, e vários outros empreendimentos construídos utilizando esses módulos.

Durante esse mês está acontecendo a Campinas Decor (a maior, mais completa e inédita mostra de Arquitetura, Decoração e Paisagismo do interior paulista) e o primeiro ambiente é formado dentro de um container e onde a criatividade do Designer ganhou destaque no espaço criado como um lounge com pé direito duplo.

Sustentabilidade e beleza 

E esse sobrado em balanço? Que espaço confortável e belo para morar. Esse tipo de moradia muitas vezes são para passar os fins de semana, mas também existem os projetos de habitação social. 

Como não unir a sustentabilidade com a parte social? Pois estamos aproveitando um recurso que ficaria descartado prejudicando a natureza. E o que torna tudo isso incrível é a aliança com o design que fica fantástico de qualquer forma. 

Miranda Container
Miranda Container

Em estabelecimentos comerciais, um atrativo a mais

Madero
Madero

Um outro ambiente construído para fazer bom uso da sustentabilidade é uma hamburgueria famosa aqui no Brasil que ganhou vida com muito bom gosto e sofisticação.

Habitação Brasil
Habitação Brasil

"Se coloque de corpo e alma em uma criação, que surgirá a obra que a próxima será perfeita." - Maila Mistieri

Em muitos outros países já existem há mais tempo essa prática, para você que pensa em construir algo novo está aí uma nova opção. Espero que tenham gostado da matéria de hoje, beijos e até as próximas! 


Em alta, a cor rosa!

Por Maila Mistieri


As últimas tendências para proporcionar o bem-estar e conforto no Design de Interiores nos indica que durante esse ano e pelo menos no próximo, vamos seguir com as cores rosa, verde e cinza.

Como já sabemos sobre o hábito de receber em casa aumentou e cada dia vamos ganhar mais adeptos a essa nova prática, um dos motivos de aderir as escolhas dessas cores é para passar uma sensação de conforto para nossa família e nossos convidados.

Entre as cores citadas duas cores estão em alta, a rosa e a verde, seguida é claro por sua palheta de cores. A aposta no Animal Print na decoração também continua firme e forte.

Sobre a cor Rosa

Aplicado de maneira sútil, combinado com peças vintage essa cor fica muito agradável aos olhos, usadas nas cores das paredes ou peças decorativas seguidas de um complemento cinza e a mistura das cores dos metais no mesmo ambiente também estão sendo exploradas e se você quiser apostar com certeza você não vai errar. 


Como compor com outras cores como a cor verde

Podemos dizer que junto com a cor rosa temos uma perfeita harmonização das cores, inclusive, com a cor verde. Dentro dessas duas paletas ainda podemos acrescentar o preto que é uma cor neutra e não retira a suavidade do ambiente.

Sig Bergamin

A estampa Animal Print 

Essa é uma tendência que para mim já passou de moda e se firmou no clássico. Quem não tem uma peça decorativa com essa estampa seja eles em móveis ou até mesmo objetos de cozinha, por exemplo? 

Todos têm ou ainda vamos ter! 

A estampa floral

Com todas as tendências citadas acima podemos acrescentar o floral muito utilizado em tecidos no estilo veludo ou lisos para compor os ambientes trazendo a natureza para dentro de casa. 

E eu tive o privilégio de criar um ambiente com a cor rosa, unindo o clássico e o moderno, apostando nas variadas cores dos metais tornando o ambiente mais aconchegante.

"Elegância é liberdade de escolha." Philippe Starck

Espero que tenham gostado, beijos e até as próximas!


Projeto de interiores e seus desafios

Por Maila Mistieri

Amigos leitores, geralmente quando uma pessoa procura um design de interiores para fazer o projeto de um espaço, logo pensamos: essa "casa" vai ficar linda! E sim ela vai ficar, mas o que o designer enfrenta em cada projeto é um grande desafio para fazer com que o espaço fique atraente e acima de tudo funcional. Quantas vezes nos deparamos com uma planta com medidas reduzidas por exemplo? Que necessitam de soluções para que seja otimizada.

Com o estilo de vida que a maioria de nós levamos, atualmente, em nosso mundo capitalista com a rotina de sair cedo de casa e voltar à noite, já chegamos em casa para o repouso noturno e uma rápida refeição. E esse é apenas um dos motivos que fizeram com que os tamanhos das moradias fossem reduzidos, pois se nós usamos nossa casa por um curto período de tempo, pra precisamos de muito espaço?

O resultado desses fatores para nós designers é que nos deparamos com muitos desafios a serem cumpridos em cada planta por nós apresentada.

Abaixo um exemplo de um apartamento totalmente projetado para a otimização do espaço e vejam que na imagem o apartamento está completo.

Site Festa de casamento


E a mesma necessidade de otimização de espaço pode acontecer quando temos, por exemplo, um espaço muito grande.

O que podemos inserir nesse espaço? Como podemos preencher todas as paredes e cada canto de um imóvel? Na maioria das vezes quando temos um espaço muito grande, temos a dificuldade de criar ambientes aconchegantes. Vocês já entraram em um lugar enorme e com pouca mobília? O que chamamos de minimalista? Bom, eu adoro espaço assim, mas tem pessoas que gostam que todo o espaço seja preenchido para dar uma sensação de ambiente completo.

A imagem abaixo nos mostra um exemplo de um excelente trabalho do designer.

Site Elegancy Design

Cada espaço tem seu desafio, uma porta que precisa ter abertura para os dois lados por vários motivos, na imagem por exemplo acredito que tenha sido por estética mesmo, mas existem outros motivos que esse tipo de porta em L é muito útil, como por exemplo sair ou entrar por um dos lados em uma área que seja coberta.

Site Will Swoop

Uma sala que precisa receber um lavatório que não coube dentro do banheiro. Olha que exemplo bacana e multifuncional que criou o designer deste projeto. Ele aproveitou totalmente o espaço fazendo com que além de preenchê-los com sabedoria usando medidas bastante generosas em um espaço pequeno, ainda, abriu um nicho decorativo para emoldurar o lavatório, sei que isso não é novidade, mas será que ficaria tão funcional assim se não fosse um projeto de um designer? Eu gostei muito.

Site Viva Decora

"Uma casa é uma máquina para gente morar dentro. "

Le Corbusier

Uma cozinha que divide espaço com lavanderia, muito usado em apartamentos e estendido para projetos de casas de pequeno porte. Afinal, sabemos que as tarefas que realizamos nesses ambientes geralmente as executamos simultaneamente para otimizar o tempo.

Site habitissimo
Site habitissimo

Entre muitos outros desafios que existem em qualquer profissão, apresentei para vocês alguns dos nossos e isso é o que nos faz crescer como profissionais. Espero que tenham gostado, beijos a todos e até às próximas!


Não deixe o design por último!

Por Maila Mistieri

Caros amigos leitores, tenho certeza que vão se deparar neste artigo com uma situação já vivida por alguns de vocês. Sabe aquela sensação de que eu já vi esse filme?

Pois é, no meu segmento, tenho o prazer de participar da construção dos sonhos de muitas pessoas. E o sonho começa a partir do momento em que a pessoa procura um profissional para projetar a sua casa, todos chegam com seus ideais e esperam transforma-los em realidade, não é mesmo? 

No design isso se chama briefing (ato de dar informações e instruções concisas e objetivas sobre missão ou tarefa a ser executada) e o profissional deve levar em conta cada detalhe, inclusive o valor financeiro que a pessoa deseja investir. O investimento financeiro é o item mais importante e deve ser tratado com toda a seriedade, pois já vi casas lindas sendo construídas após o projeto aprovado, a casa ficar pronta e maravilhosa, mas e o investimento financeiro? Realmente supriu todos os detalhes? Em alguns casos posso dizer que não. E você sabe por quê? 

Porque os recursos foram gastos totalmente na edificação e o dinheiro que seria usado para o Design de interiores fora consumido somente na obra. Resultado, uma casa incrível, mas sem personalidade, sem itens de decoração que a pessoa idealizou naquele determinado espaço, e infelizmente o recurso financeiro acabou. Então meus amigos leitores, estou aqui para dizer: Não deixe o design por último, coloque tudo na ponta do lápis, use corretamente seu dinheiro, pois acredite, a melhor parte da construção de uma casa é o Design de Interiores.

"Uma casa tem que ter acolhimento. Não tem que parecer uma loja de decoração, porém deve revelar tranquilidade para seu descanso, incentivo para sua criatividade e reflexo do que você deseja para a sua saúde". Luiza Gosuem

Imagem retirada do Instagram Casas Luxuosas

A fachada acima nos mostra a realização de um projeto que antes foi um sonho na vida de uma pessoa e você pode imaginar toda essa casa sem um design no seu interior? Não, com certeza não. A imagem abaixo nos mostra que os recursos foram usados de maneira correta e a casa está linda, com todos os detalhes.

Imagem retirada do Instagram Decor

Geralmente pessoas que apreciam o Design de objetos, peças, etc, certamente incluíra o design de interiores no investimento financeiro, mas como todas as pessoas têm que ter a chance de realizar o sonho por completo, cabe a nós profissionais da área deixar as pessoas cientes no que elas estão investindo, para não errar na hora de aplicar o seu capital.

Imagem retirada do Instagram - Mariane Baptista e Marilda Baptista

Vejam quantos detalhes foram inseridos no Design dessa imagem acima, desde a paginação das paredes, mobiliários, iluminação e todos os objetos de decoração, um projeto bem elaborado e minuciosamente executado, isso é uma parceria entre o design de interiores e o seu cliente.

E por hoje é isso, espero que tenham gostado da matéria, uma boa semana e até as próximas!


Emoção pode ser concreta?

Por Maila Mistieri

Pode vir de sensações, por meio de texturas e cores? Foi o que tive o privilégio de viver em meio a tantos lançamentos em revestimentos de vários tipos nesses últimos dias. Aos meus leitores, acredito que já notaram a minha intensidade de escrever sobre as minhas experiências, sou pisciana é claro, e é por isso que me julgo certa em falar primeiro sobre as sensações antes de todo o resto.

Os lançamentos desse ano abusaram da aquarela e dos traços, muitas novidades e vou mostrar um pouco das minhas preferidas aqui.

Imagem Viva decora Pro - Ceusa

A partir do momento que entramos em um ambiente, podemos sentir, visualizar e definir se gostamos, se nos sentimos bem ou não, apenas no lugar em que estamos inseridos. Por esse motivo é muito importante que o nosso lugar seja um impacto de bem-estar.

Imagem Linha Deserto das Cores em Decortiles

Uma cliente que tive o privilégio de ser a design da sua casa me disse a poucos dias, "Estou no melhor lugar do mundo, eu entro aqui e me sinto em casa, obrigada! " É por frases assim que eu trabalho!

Para quem gosta de mudanças e está pretendendo mudar o ambiente em que vive, confie no seu bom gosto ou procure um profissional para que tenham o melhor do design em sua casa, não falo isso só por ser designer, falo porque estamos vivendo um momento de muitos lançamentos e tenho certeza que um deles é a sua cara e o seu estilo. E esse é o nosso papel, descobrir o que será a sua certeza!

Imagem Castelatto, linha Polygon

Com tantas opções em revestimentos, sendo eles azulejos, pisos, mármores, madeiras, posso dizer que estamos celebrando um momento de muito prazer em trabalhar, agradeço a todos os designers criadores de tanta beleza, praticidade e o mais importante aliado a sustentabilidade, sinto imensa gratidão!

E aos meus leitores, obrigada por me acompanhar até aqui.

Beijos e até as próximas.


Decoração com máscaras

Por Maila Mistieri

Aproveitando o momento de festejar o carnaval, vamos falar sobre máscaras, objeto de decoração, o desejo de muitos!

Sabemos que o maior símbolo do carnaval são as máscaras. Na cidade de Veneza, na Itália, os mais ricos se fantasiavam para irem disfarçados nos bailes das comunidades mais pobres, considerados os mais animados. As máscaras eram utilizadas para preservar a nobreza garantindo o respeito às tradições com a então festa religiosa e a diversão em reunir muitas pessoas.

Atualmente, não deixamos de usá-las tanto como fantasia como objeto de decoração. Em várias casas elas estão presentes nas paredes, nas estantes ou em algum outro lugar de destaque.

Baseando-se na história antiga o homem já era temalocava em desenhos primitivos nas paredes, desde então, somos representados de várias formas, temos as máscaras feitas de barro, de cerâmica, de cimento e de uma infinidade de materiais. Trazem temas que podem ser de etnias africanas ou de tribos indígenas e são sempre atraentes em nossa decoração. Existem também aquelas que representam espíritos de animais, espíritos de ancestrais e heróis mitológicos.

"Na minha parede tem uma máscara, ornamentada em dourado, com as veias saltadas, isso é para lembrar a todos que o mal cansa ." Maila Mistieri

E, hoje, independente das crenças elas são usadas no design de interiores somente para a ornamentação do ambiente, podem ser inseridas sobre pedestal, como esculturas, pintada sobre tela, fotografada e outras formas, dependendo do estilo da decoração.

Máscaras destacam os ambientes

As máscaras de formatos alongados são utilizadas para decorar ambientes que possuam uma coluna ou um espaço estreito de comprimento, ou em duplas, as maiores podemos usar em paredes grandes.

Nas cabeceiras das camas elas ficam soberanas, lindas, na cômoda ou em um móvel de sala, podemos usa-las em forma de pequenas esculturas uma ao lado da outra.

Os nichos são muito bem-vindos na decoração e servem para dar destaques as máscaras deixando o ambiente pontuado e atraente aos olhares, completando a decoração de qualquer espaço.

Ambientes destacam às máscaras

Podemos dizer que para esse tipo de decoração, a pessoa tem um estilo próprio e não tem medo de ousar, admiro e sou fã de pessoas assim! E por hoje é isso, um bom carnaval a todos e logo estarei por aqui novamente, um grande beijo e até as próximas. 


A Arte do Design

Por Maila Mistieri

Hoje quero mostrar para vocês algumas peças assinadas e cada uma delas com design especial que eu acho incrível! Todas com seu diferencial que se destacam nesse maravilhoso mercado de peças feitas para quem é apaixonado por curvas, linhas e cores.

Esse mundo fantástico do Design surgiu para deixar tudo mais bonito, a personalidade da pessoa se reflete em suas escolhas inseridas nos espaços que criam para si mesmas.

Quando uma peça de design é criada, em minha opinião, não importa a data da sua criação, o que importa é quanto tempo ela existe no mercado, e o que isso representa, pois em qualquer momento que você as observe irá contemplar o quanto é bela e atual.

"De onde vêm as novas ideias? A resposta é simples:

DIFERENÇAS. A criatividade vem das misturas improváveis. "

Nicholas Negroponte

Sala do editor Guilherme Torres, totalmente assina por designers.

O que dizer dessa cafeteira eletrica Lavazza? Confeccionada em concreto o mesmo que se usa nas construçoes arquitetonicas, criada pelo ainda estudante de Design israelense ShmuelLinski.

Além de reinar absoluta em qualquer aparador que se coloque essa peça, ainda nos proporciona um aroma todo especial.

Pendente Lime Up. Em sua página no Instagram, sua criadora Luciana Martins Rosa, diz Luz é tudo! E tem muitas outras luminárias que estão em várias mostras de lojas famosas e eventos sobre Design, suas peças são lindas.

Poltrona Celine, seu criador Jader Almeida conseguiu, como ele mesmo diz em metáfora essa poltrona representa a frase "De braços abertos". Criada para ambientes merecedores dessa peça. Inspirador, não está achando?

Louças da Wasara, além desse design incrível é totalmente biodegradável e renovável, inclusive a embalagem, não é o máximo para quem quer mudar um pouco do tradicional e ainda preservar nosso planeta?

É do Frances Phelippe Stark criador desse item de luxo para usar no dia a dia, o espremedor de frutas Juicy Salif. Além de vários prêmios nas suas criações arquitetônicas ele ainda cria essa peça fantástica!!

Não poderia deixar essa Torneira Pavati com Design Salmon Nortje de fora, parece mesmo uma obra de arte.

É isso, caros amigos, essas foram minhas escolhas sobre peças de Design para que possam apreciam essa arte, assim como eu, e ficarem admirados pelas criações e suas formas, detalhes, cores... enfim, inspirem-se!

Beijos e até as próximas.


Pets Design, o melhor local para seu animalzinho de estimação!

Por Maila Mistieri

Você ama o seu bichinho de estimação e quer reservar o melhor lugar para acomodar ele dentro de casa, não é? Metade da população que possui pets considera que eles são parte da família, segundo a Newsletter na página da ABF FRANCHISING EXPO 2019. Uma boa notícia para quem tem cachorro, gato ou qualquer outro animal doméstico e é apaixonado por eles saber que você não está sozinha.

Pensando nessa classe da população, hoje eu vou dividir com vocês algumas ideias lindas de como podemos acomodar nossos bichinhos como um membro da família, reservando um espaço exclusivo em sua casa, para que eles vivam da melhor forma possível.

Em uma das minhas ultimas visitas em mostras de design de interiores, estive em vários ambientes com espaços pets nas casas, ideias criativas para os nossos amiguinhos conviverem entre nós.

Se você é daqueles que não desgruda do seu Pet, essas são algumas sugestões que estão sendo bastante pedidas pelos apaixonados por pets, sem mudar o seu estilo, você pode simplesmente transformar um criado ou uma mesa em uma cama, não é o máximo? Pensando nisso designers do mundo todo estão criando peças irreverentes e maravilhosas para esse público.

O espaço é somente deles!


Mais do que isso, podemos decorar um ambiente inteiramente para eles, só deles! Sabe aquele espaço que ás vezes está vago, sem ideias do que fazer com eles? Pois então podemos personalizar e criar um ambiente que vai ficar um charme com muito estilo e com a cara do dono da casa. 

Como acomodá-los na hora das refeições?

Você sabe muito bem como eles são nossos companheiros em todos os momentos, principalmente, na hora das refeições em que eles ficam com aquelas carinhas - virando de um lado para outro - ou com aquele olhar 'gato de botas' pedindo um petisco. Usando esse pretexto podemos criar em nossas áreas de refeições um espaço para eles, por que não? O melhor amigo pode participar desse que é um dos melhores momentos do nosso dia, sem incomodar e com toda higiene necessária.

Está cada dia mais comum levarmos nossos Pets em todos os lugares que vamos, inclusive em restaurantes, eu, particularmente, acho isso o máximo, porque podemos sair sem culpa no fim de semana e não deixar eles muito tempo sozinhos.

Dica de amor: Ah, uma pequena observação quanto ao alimento do seu pet, eles precisam ser armazenados como os nossos alimentos, sempre bem fechado em lugar seco e arejado para preservar a saúde dos nossos companheiros.

"As criaturas que habitam esta terra em que vivemos, sejam elas seres humanos ou animais, estão aqui para contribuir, cada uma com sua maneira peculiar, para a beleza e a prosperidade do mundo. "

Dalai Lama

Ambiente Vida de Cão Campinas Decor  

Imagina um espaço Pet em seu condomínio? Saiba que essa já é uma realidade e que vem sendo pensado cada vez mais para garantir facilidade e conforto. 

Imagem Folha de São Paulo 



Quem não gostaria de ter uma lavanderia que ao mesmo tempo, tivesse o espaço para o seu pet dormir, alimentar-se e tomar banho? Isso é um sonho que pode ser realizado, o espaço ganha vida, ganha atitude, fica muito mais bonito.

Amigos leitores, por hoje é isso, espero que tenham gostado e obrigada por me acompanharem até aqui, beijos e até as próximas.   


Imagens: Casa Claudia

A COR É PRETA!

Sim ela é ela, nós gostamos, nós queremos e nós podemos usar.

Por Maila Mistieri

E por falar em cores, sabemos que na teoria como ausência das cores temos o branco, pois agora, vamos misturar todas elas e teremos o preto, meu queridinho!

Entenda: O branco e o preto (convencionalmente designados por cores) são apenas resultado da presença ou ausência de luz. A cor branca é a luz pura, em que há uma reflexão total das sete cores; a cor preta é ausência total de luz, pois as cores não se refletem, elas são absorvidas.

Hoje e cada dia mais a frequência do uso do preto no design de interiores está em evidência, apesar do preto ser uma cor clássica e atemporal, foi no ano de 2018 que ela ganhou o espaço merecido, principalmente nas casas e ambientes de trabalho daquelas pessoas mais descoladas e como diz meu filho; de espírito livre. Nas próximas linhas vou dar dicas de como usar sem pesar o ambiente deixando o elegante, aconchegante e acima de tudo muito bonito.

Podemos usá-lo deixando o ainda mais sofisticado com texturas e acabamentos foscos.

Uma das paletas mais elegantes para compor o ambiente são:

Preto com o cinza e azul que oferece um ambiente sóbrio, digamos, profundo e fabuloso para pessoas que apreciam uma boa música, uma leitura diferenciada e o melhor do cinema, essa é a impressão que passa um ambiente como esse, é uma das paletas que ressaltam ainda mais a personalidade do dono da casa e destaca o brilho do preto.

O preto com os tons terrosos fica extremamente elegante e um tanto convidativo, mas cuidado, essa paleta não é fácil de trabalhar, assim como o dono do ambiente, tem personalidade forte e marcante.

"É na imensidão do preto que podemos ver as estrelas." @designmailami

O preto por ser uma cor versátil, ela permite combinações variadas, ao contrário do que muita gente pensa ela deixa o ambiente mais iluminado, destacado e permite a melhor visualização do espaço e seus detalhes, mas atenção, devemos escolher uma peça central em preto, por exemplo o sofá e aí complementar com outras cores, entre elas, o branco.

Algumas peças decorativas que se destacam em ambientes, móveis ou objetos pretos.

Ele nos permite inserir objetos metalizados e amadeirados que deixam a atmosfera, luxuosa, versátil e misteriosa, por isso sempre contamos com a expertise do Design de interiores para criar esses ambientes.

As cores, os objetos, precisam de harmonização no ambiente, para que flua e permita a agradável sensação de bem-estar e satisfação no olhar. Lembrando que todas as cores da nossa paleta valem serem usadas, para compor seu espaço com seu gosto!

Caros leitores e amantes do Design de Interiores, desejo a vocês este ano que se inicia, variadas cores, muita iluminação e mil texturas, seguimos em frente levando na bagagem só o que nos faz bem, feliz em estarmos juntos novamente, desejo uma boa leitura e bons dias até a próxima.

*Imagens captadas da internet



Design criativo: uma visão inovadora do mundo 

Por Maila Mistieri


O design, assim como a atuação do empreendedor, envolve tradicionalmente a idealização e o desenvolvimento de um produto (seja ele um serviço, um objeto determinado ou o próprio negócio). E é, acima de tudo, uma atividade que exige criatividade. Mas engana-se aquele que acha que criatividade é algo que se adquire naturalmente ou por dom.

Muito pelo contrário, ser criativo envolve o uso de técnicas e de conceitos adequados para cada situação. O design pode, portanto, contribuir ao trazer uma série de processos que nos permitem ver o mundo de uma outra maneira, abrindo caminhos para a inovação.

(Fonte: https://descola.org/)

Vamos a alguns exemplos concretos.

Sabe quando você tem uma coluna no meio de uma sala, ou uma parede que você gostaria que ela não estivesse ali, mas não pode removê-la? Ou quando seu espaço é pequeno e você tem torna-lo grande? Podemos criar um design para que isso seja mudado sem remover pilares e vigas ou acrescentar paredes e além disso tornar o ambiente único e muito bonito.

Veja abaixo a solução fantástica que a imagem vista em Casasul nos mostra.

Uma belíssima transformação de um pilar estrutural para uma obra de arte, abusando dos revestimentos e da iluminação, eis que surgiu essa belezura, tornando essa residência personalizada e de muito bom gosto.

Neste outro apartamento onde há duas colunas aparentes, uma delas recebeu essa linda estante multifuncional, com o design exclusivo especialmente para esse espaço, deixando o ambiente estilo Industrial com um toque de delicadeza ao agregar peças de decoração e objetos pessoais. Juntamente com a parede espelhada além de contribuir com a ampliação do ambiente também contribuiu para a acrescentar leveza no estilo, revelando a personalidade do dono da casa que fluiu muito bem com esse projeto baseado no Design Criativo.

"O perfeito design do futuro será aquele que melhor se camuflar à natureza. "

Victor Herrera

Um apartamento pequeno, e muita coisa para colocar dentro dele, o que fazer? Investir em móveis multifuncionais que ajuda muito a otimizar os ambientes.

Onde antes um ambiente com um belo sofá com um painel com peças decorativas, se transformando em uma cama, ou seja, uma sala em um quarto.

Ao fundo como vemos na fotografia, um armário emoldurando a janela ajudou a criar uma atmosfera tanto de quarto como de sala.

Ambiente muito utilizado atualmente em grandes centros, onde pessoas optam por pequenos espaços.

Outra solução no design criativo, é esse painel de madeira que deu privacidade ao quarto e ao mesmo tempo serviu de painel para a TV tanto para o quarto, como para a sala do jovem esportista.

A nossa profissão é tão rica em possibilidades que estou aqui para dividir um pouco dessas possibilidades com vocês!!! Fico imensamente grata que essas poucas palavras façam parte das suas escolhas de leituras, obrigada e aguardem mais novidades na Coluna Design, Inspire-se! 


Ecodesign é lindo, é bom, é respeitoso com o planeta!

Por Maila Mistieri

O Planeta é nosso e não devemos nos esquecer de nossas responsabilidades como cidadãos em preservá-lo, respeitando seus recursos naturais e o que ele nos proporciona, por isso com a consciência sustentável podemos pensar em um projeto para o próximo ano baseado nos princípios do Ecodesign. Que tal?

Você gostaria de ter uma casa que o design fosse projetado seguindo essa proposta? Você conhece? Já ouviu falar? Então, hoje vou falar um pouco sobre isso.

Ecodesign é a filosofia de projetar objetos físicos, ambientes construídos e serviços em conformidade com os princípios da sustentabilidade social, econômica e ecológica.

Pode não parecer, mas o Ecodesign não é apenas a reutilização de materiais, mas também edificar o projeto com peças duradouras para geração de menos resíduos para ser descartado em nosso planeta.

Por isso quando vamos adquirir produtos e serviços é muito importante procurarmos saber da procedência dos materiais para termos certeza de que causaram menos impacto ambiental para o planeta. Hoje tenho o prazer de trabalhar com clientes que fazem questão da sustentabilidade em seus projetos.

Mueller Ecodesign

Segundo a emobile (notícias do mercado moveleiro) essa casa acima foi a finalista do concurso 14º prêmio da Abrasce em quesito sustentabilidade. Uma das coisas que pude observar nesse projeto foi madeira de reuso, paredes aparentes de fácil manutenção, bancada sem extração de pedra da natureza, etc., e o não menos importante sua beleza.

Home World Design

Banheiro com paredes verdes contribuindo para o Ecodesign e devolvendo um pouco para natureza do que ela nos proporciona. Banheiros como este está cada vez mais sendo usados, tanto em casas como em ambientes corporativos, restaurantes, hotéis e muitos outros, aliás não só banheiros, em paredes de recepções, fachadas comerciais e residenciais em muitos outros projetos.

Sistemas de irrigação inteligente ajudam a manter as paredes sempre vivas e bonitas aos olhos, otimizando o tempo do dono da casa.

Projeto Ecodesign Social

Muitos designers estão realizando projetos totalmente voltado para a sustentabilidade, usados principalmente em projetos sociais, beneficentes e para pessoas que simpatizam com o tema, onde temos menos custos associado a beleza, a criatividade é muito importante para que isso aconteça, o reuso dos palletes que por muito tempo foi descartado na natureza, agora é uma das peças mais cobiçadas por muitos e quando aplicado de maneira correta fica muito bonito.

PORTAL TUDO AQUI

E como não se encantar com essa suíte de tirar o fôlego, feita na Espanha. Com uma personalidade instigante, este quarto traz a simplicidade do contemporâneo em suas superfícies de diferentes materiais, a praticidade do moderno e ainda toques industriais com as instalações aparentes. E como peça chave a cama em palletes suspensas deu o toque especial a essa suíte maravilhosa.

O Ecodesign atualmente está inserido em praticamente todos os projetos, a luz natural em uma casa por exemplo, faz parte deste conceito pois não precisamos dispor de energia para iluminá-la durante o dia, a consciência sustentável na hora das escolhas das peças quando formos adquiri-las, e muitos outros fatores que contribuem para esse conceito.

Podemos também se referir ao Ecodesign como Design Ambiental, Design Ambiental Ecológico, Design Ambiental Consciente. 

E por hoje é isso! Gostaria de falar, que estou muito feliz em poder dividir um pouco dos meus conhecimentos com vocês. Até a próxima, beijos



O Natal está chegando... Parece que foi ontem, como o tempo passa rápido!

Por Maila Mistieri


Já preparou a casa para o Natal? Já montou a sua arvore? Espalhou os enfeites pela casa? Se não preparou, queremos colaborar... Aproveite a coluna Design, Inspire-se! e garanta um toque especial no seu Natal.

Villagiardino

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e muitos enfeites em outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período. Além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança. Por esse motivo é o maior e o mais usado símbolo natalino.

Temos, hoje, uma infinidade de tipos e cores de árvores de natal 

Variam em opções clássicas e infalíveis em sua montagem como as mais usadas pelas pessoas que gostam de preservar tradições e as mantém por alguns anos, nesse caso, onde destacam-se as bolas vermelhas e fitas xadrez, e nessa linha, a elegante com bolas e fitas douradas.

Andrearosahome

Porém existem árvores para todos os gostos, podemos montá-las com alguns temas que surgem no mercado a cada ano, para cada espaço que temos em nossa casa.

Porta-retratos nas árvores estão em alta, você pode revelar as fotos das pessoas que vão participar do seu natal e homenageá-las com sua fotografia na árvore. Não é um detalhe personalizado que expressa muita personalidade e cuidado com seus convidados?

Outra sugestão é uma mesa bem-posta que faz parte da decoração natalina e não podemos deixar faltar. É nesse dia que nos reunirmos em volta da mesa para saborear os pratos especiais de Natal, que relembrarmos várias passagens felizes de nossas vidas, e onde acontece aquele papo delicioso que deixa a todos da família encantados... esse é o espirito natalino! 

Blogcasadesonho/Andrearosahome

Mesas postas que não podemos deixar de falar em nossa coluna. Aproveitamos para convidar para assistirem a live que fizemos sobre o tema! 

(logo abaixo, disponível também no canal do site no YouTube)

O Natal traz esse sentimento de acolhida, está relacionado a recebermos e enquanto decoramos nossas casas preparamos nossos corações... Cabe matar a saudade daquele convidado que, muitas vezes, só aproveitamos intensamente nessa data e serve até fazer um balanço do ano, que esperamos que seja sempre positivo!

Dicas especiais

- Prepare seus enfeites, compre alguns novos, bem conservados, com o tempo vamos ter uma infinidade de coisas.

- Faça lembranças para oferecer aos convidados para que durante o ano todo eles se lembrem de você e da sua família, essa é uma época maravilhosa!

Amebiscoitos

'De todas as datas, essa é a que eu mais gosto, que eu mais cuido, que mais me importo. O natal vem como o vento, para reunir e formar laços, para abraçar e amar, sonhar e desejar. Aproveite hoje como se fosse ontem e o ontem, como se fosse o amanhã, cada momento, cada segundo, e cada vida.'

Seja a sua casa clássica ou moderna, você pode usar e abusar dos enfeites, das velas, dos piscas-piscas, dos castiçais, das bolas, dos laços, dos presépios, das guirlandas, temos a casa toda para enfeitar, é uma época que passa muito rápido, vamos aproveitar os nossos dons criativos também para criar enfeites personalizados, solte sua imaginação.

O tema é amplo, poderia ficar horas aqui falando sobre a decoração de natal.

Espero que tenha inspirado vocês, porque eu estou bem animada... Desejo um período incrível de preparos nos próximos dias. Um beijo com carinho e até logo mais!


Dicas para receber com mesas lindas e descontração!

Por Maila Mistieri

Amigos, o design e a decoração dos ambientes onde vivemos, dizem muito sobre nós, não é mesmo? Quantas vezes conhecemos uma pessoa e nos socializamos com ela por muito tempo, mas, não chegamos a frequentar a casa dela. E quando esse dia chega, nós podemos ter a certeza que, realmente, ganhamos um amigo pois nossas casas são abertas para quem realmente merece esse privilégio. Então, vamos falar de algumas dicas de decoração para quando formos receber para um almoço de família, um churrasco, uma noite do vinho ou até mesmo quando queremos mostrar nossa casa nova e organizar um open house.

Almoço de família

O almoço de família ao ar livre, por exemplo, podemos receber com uma mesa simétrica e com jogos completos de pratos, talheres e etc.; como podemos observar na imagem a seguir.

Porém, quando recebemos a família é um momento de muito amor e confraternização, como anfitriões temos o dever de deixar nossos convidados muito à vontade, mostrando nossa felicidade quanto a eles estarem em nossa casa. A dica é preparar uma mesa com simplicidade e bom gosto mesmo que nós não possuímos um jogo completo de pratos e talheres (omo a mesa acima) podemos criar uma mesa personalizada com algumas peças que combinem usando vasos, pratos ou copos, que não precisam ser necessariamente iguais, mas que tenham uma harmonia entre si. Vejam o exemplo abaixo como podemos usar nossa criatividade. Essa mesa tem talheres diferentes, bols diferentes, guardanapos diferentes mas todos em harmonia de cores, e um item muito importante que não podemos deixar de ter em nossa mesa: as flores! Está aí uma boa dica para decorarmos nossa mesa para receber a família para um almoço.

"Uma família feliz é um refúgio que prevalece de pé, mesmo quando as maiores tempestades passam pelas nossas vidas."

Churrasco 

E aquele churrasco que nós tanto amamos? Não tem como a gente não receber os amigos - com esse verão que temos - sem aquele churrasco que, com certeza, é um dos eventos mais queridos de nós brasileiros e que agrega muito a família e os amigos. Um espaço qualquer, por menor que seja, cabe aquela churrasqueira para um fim de semana agradável, com sua bebida preferida, para jogar conversa fora e relaxar.

Pois bem, pegue seus temperos de folhas, pimentas, manjericão seus vasinhos, suas tábuas de carne, baldinhos de gelo, lembrem-se de cortar um limão e espetar alguns cravos da índia para além de deixar um cheirinho agradável, também, espantar os mosquitos, separar os copos para cervejas, caipirinhas, coquetéis de frutas. Lembrar dos amigos que não comem carne e colocar alguns legumes na churrasqueira e vamos para a decoração da mesa. 

Três tipos me mesa diferente, escolha seu estilo e abuse. Afinal, um churrasco já é muito bom e com seu toque de decoração ficará muito melhor.

"Churrascos, tornam as risadas mais altas, as conversas mais gostosas e a vida mais feliz." 

Imagens Casa e Jardim

Noite do vinho

Ah, a noite do vinho, para quem aprecia essa bebida geralmente gosta de receber os amigos servindo um bom vinho e seus acompanhamentos. Temos variados tipos de vinhos para serem servidos com variados tipos de pratos, por isso também devemos usar nosso gosto pessoal para servir nossos convidados. Minha casa minhas regras, por que não? Sim, pois podemos agradar e mostrar que temos uma infinidade de pratos que acompanham cada respectivo tipo de vinhos.

Agora se preferir existem as regras básicas para acompanhamentos de vinhos, para o vinho branco, servimos carne branca. Quanto ao vinho tinto, servimos com carnes vermelhas, não podemos nos esquecer das tradicionais noites do vinho com queijos. Não vou me aprofundar em detalhes, deixo essa parte para os Sommelières, mas uma dica é que não podemos esquecer da temperatura ideal para cada tipo de vinho, isso faz toda a diferença no sabor. 

O Básico

Conheça as taças para cada tipo de vinho

Mesa para apreciar um vinho a dois

Mesa para mais convidados, reparem que as garrafas estão sendo utilizadas como castiçais e para cada convidado uma tábua individual, o vinho no balde de gelo e como está muito em alta, escrever sobre os tipos de queijos em marcadores ou de um modo mais criativo como esse que vemos na mesa, brincando com o giz.

"Do sabor das coisas 

Por mais raro que seja, Ou mais antigo, Só um vinho é deveras excelente: Aquele que tu bebes calmamente Com o teu mais velho E silencioso amigo..." - Mario Quintana

Olha que criativo esse espaço de adega, muito interessante, uma inspiração e tanto.

Estúdio arquitetura e design

Open House

Vocês já observaram que quando recebemos nós temos o costume de deixar todos bem acomodados e isso inclui todos sentados. Pois bem, não necessariamente se queremos uma socialização completa, nada melhor que deixarmos um ambiente livre para circulação e dispor somente alguns assentos para uma paradinha rápida, pois muitas vezes temos muito mais amigos do que espaço, o que é muito comum atualmente. Por isso, se a casa for pequena ou grande, você pode usar esse método para receber à vontade.

Podemos servir aos nossos convidados fingerfood, de modo que eles se sirvam a vontade em pequenas porções e dispensem os recipientes rapidamente para que fiquem livres para degustar o próximo e tomar sua bebida com agradáveis conversas aqui e ali, explorando o ambiente e ao mesmo tempo fazendo novas amizades.

Aproveitem a dica abaixo para colocar os pratos que serão servidos, nessa casa usaram o espaço da bancada da cozinha e deixaram livres as mesas para os convidados pousar os copos enquanto comem.

Open House Gafiza

Olha outra peça da casa que também podemos usar para servir, isso fica bem claro que podemos receber os amigos com carinho sem faltar espaço.

Por agora é isso amigos. Espero que tenham gostado das dicas para receber na coluna Design, Inspire-se! Que como sabem faço com todo meu carinho para vocês.  Até a próxima, e aproveitem para conhecer outras matérias aqui em Novo Contexto, beijos.


'Décor' para criançada!

Por Maila Mistieri

Imagem reprodução da internet 

Tem crianças em casa? Filhos, netos, sobrinhos, filhos de amigos? Em homenagem ao Dia das Crianças vamos falar um pouco sobre os ambientes 'kids'.

Desde quando estamos esperando pela chegada de um bebê começamos a imaginar como vamos decorar o quarto e o que devemos fazer para que o bebê fique em segurança em nossa casa, não é mesmo?

Pois bem, vamos falar de beleza, conforto e segurança para os nossos pequeninos.

Temos que pensar em tudo, em um quarto de bebê, por exemplo, é muito importante que a iluminação esteja de acordo com o ambiente para garantir o seu sono, a hora da amamentação e os outros acontecimentos que vão se passando durante o crescimento dele.

Indico uma iluminação indireta, embutidas em gesso e o uso de abajures para que essa iluminação seja bem suave.

As cores das paredes também necessitam uma atenção especial, sejam papéis de parede, lambris ou pinturas, prefiro escolher os tons pastéis nessa idade.

Devemos evitar objetos com quinas e dar preferência aos de cantos arredondados. Você reparou que quando olhamos uma decoração de um quarto de bebê vemos nele protetores de berço, cadeiras confortáveis, tapetes macios, almofadas? Tudo elaborado não só para ser belo, mas também para ser seguro e confortável.

Cada um com seu estilo, todos com o seu charme, sou suspeita, mas esse quarto se enquadrada no meu gosto particular e abrange todos os requisitos em termos de classe, elegância, conforto e segurança, passaria muitas horas por aí.

Imagem reprodução da internet (Casa e Festa).

Nossos bebês crescem, vamos mudar o quarto, vamos pensar no lúdico. Agora sim podemos inserir mais cores, mais brinquedos e pensar na reprodução de ambientes, tais como, uma pequena floresta, um ambiente espacial, uma casa na árvore e uma infinidade de outras coisas. Os pais que já sabem os gostos dos filhos podem decorar seu quarto onde as crianças se sintam realmente em um lugar encantado e contribuindo para o crescimento intelectual e motoro das crianças.

Nesse caso, podemos trabalhar com marcenarias coloridas, adesivos de paredes e tetos com reprodução de ambientes, luminárias temáticas, tapetes divertidos, nichos iluminados, brinquedos educativos, ou até mesmo brinquedos tecnológicos, ou seja, deixar fluir a imaginação respeitando o desejo da criança.

Quem de nós não gostaríamos de um quarto divertido, interativo e lindo quando éramos crianças? Me lembro que brincava de desenhar meu quarto e mostrar para meus pais e amigos. Quem diria que uma época que ficou lá atrás já seria minha vocação? Pois é, trabalhar no que se ama deixa de ser uma obrigação e se torna um prazer! 

O sonho de muitas crianças é ter uma casa na árvore, inclusive, sonho que muitos adultos compartilham e que podemos criar para os nossos filhos dentro do quarto. O exemplo abaixo foi elaborado para permanecer no quarto por um certo tempo e logo após ser transportado para o ar livre porque os materiais usados na confecção da casa podem ser expostos na natureza, projeto duradouro e que vale o investimento.

A criatividade no mundo das crianças é infinita. Vejam abaixo esse quarto com gosto muito pessoal, uma mistura da pré-história com o mundo atual, misturando brinquedos de madeira, a parede do fundo escura para destacar o planeta terra e o pequeno príncipe ali no cantinho da cama. Veem alguma semelhança do quarto com o livro? Total né?

Imagem Viva Decora Blog

Uma criança em transição para adolescência pode optar por um quarto que também possua um espaço para os estudos, esse sim tem que ser bem iluminado criando uma atmosfera de bem-estar quando ela estiver lendo, estudando e realizando suas tarefas escolares, podemos inserir um espaço extra para receber os amigos que nessa fase são muito bem-vindos.

Imagem: Bol Fotos

Nossas crianças merecem seu espaço, por isso devemos respeitar desde cedo o seu gosto, suas preferências e proporcionar para ela todo carinho e compreensão para que cresçam saudáveis e possam relembrar sua infância com a certeza de que realmente viveram uma infância feliz.

"Quando uma criança, brinca, joga e finge; está criando um outro mundo. Mais rico e mais belo e muito mais repleto de possibilidades e invenções do que o mundo onde, de fato, vive. " - Marilena Chaui

Não só o quarto merece mudanças, a casa toda pode ser preparada para as crianças, essa sala de tv abaixo foi totalmente preparada para a criança.

Olha aquele que espaço em baixo da escada que muitas pessoas não sabem o que fazer com eles, está aí uma bela alternativa com muita criatividade, espaços bem aproveitados e imagine você o quanto uma criança iria adorar uma casa de brincar só para ela.

Coisas da Maria 

E em nossos jardins e quintais também tem um espaço para elas. Vejam abaixo esse espaço que proporciona as crianças brincadeiras saudáveis com toda segurança. Quem tem a oportunidade de ter um espaço assim corre o risco de ganhar muitos visitantes sem pressa de irem embora.

Kids área Outdoor de ideias

SpeedKids playgrounds 

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

Carlos Drummond de Andrade

Bom, espero que eu tenha passado para vocês a alegria de viver em um ambiente preparado para as crianças e despertado a vontade dos adultos em preparar um espaço especial para a meninada. Aproveitem o Dia das Crianças para curtir com seus pequeninos. Até a próxima com carinho.


Maila Mistieri tem sua primeira formação em administração de empresas onde atuou por mais de 25 anos. Há 2 anos é Design de Interiores - está apaixonada pela nova profissão - como vemos em seus artigos e obras assinadas. Há 15 anos, está envolvida com filantropia e participa de clubes de serviços para erradicação da poliomielite mundial. Ama a família e os animais acima de tudo.


Detalhes, cores e formas para 2019

Por Maila Mistieri

Caros amigos, como todos sabem, nós Designers de Interiores, somos responsáveis em proporcionar bem-estar, conforto e beleza para os ambientes de nossos clientes. Temos que estar sempre em sintonia com o que acontece nesse rico mundo do design e por esses motivos procuro me manter informada e atenta as novidades do mercado. Justamente por isso durante o decorrer do ano participo de vários eventos, workshops, palestras e cursos e já tive o privilégio de acompanhar alguns lançamentos e tendências para 2019.

Está certo que não somos obrigados a seguir tendências, mas podemos nos inspirar para criar ambientes que estejam alinhadas com nossas personalidades, pois como sabem, sempre fui a favor da casa ser a cara do dono. Então, acompanhem algumas das novidades tão ricas em detalhes, cores e formas.

Tendências: Os tons terrosos, aqueles que nos lembram a natureza estão em alta, passando pelo verde, azul, amarelo até chegar aos tons rosados. Nas paredes, geometria na pintura e os revestimentos estão ousados e ultramodernos.

Acompanhem nas próximas linhas minhas escolhas entre os muitos lançamentos para você ficar por dentro das novidades no setor.

Temos três tons de cores aconchegantes em um ambiente que transmite conforto e muita sintonia entre todos os elementos que compõe a sala, para quem gosta do estilo dos anos 70 está aí uma bela inspiração para você.

Casa adorno tintas Coral 


Dêem uma olha nos detalhes dessa sala a seguir. O que mais me chamou a atenção foi uma pequena faixa em amarelo dourado emoldurando a parede, ousadia que deu muito certo, aprovadíssimo! E aí, vocês gostaram desse ambiente repleto de cores e nada cansativo?

Casa reconfortante tintas Coral 



Revestimento traz homenagem a artista brasileiro

A fundação Athos Bulcão e a Portobello se uniram para comemorar os 100 anos do professor e artista brasileiro que criava incríveis murais de azulejaria, por todo país e principalmente em Brasília, na parede acima foi criada uma edição especial onde pude estar presente no lançamento em primeira mão dessas peças e muitas outras.

Revestimento virgula azul celeste, virgula azul escuro Athos Bulcão. Foto: Paulo Humberto. 


Uma das paredes foi revestida com muita personalidade, identidade marcante do dono da casa e muito bom gosto na hora de escolher todas as peças do ambiente, inclusive poderíamos até usar o mesmo revestimento no chão.


"A criação de algo novo é consumada pelo intelecto, mas despertado pelo instinto de uma necessidade pessoal. A mente criativa age sobre algo que ela ama. " - Carl Jung


Quanto ao formato dos móveis, eles estão saindo dos clássicos cleans quadrados e passando para formas mais arredondadas, ganhando leveza nas curvas e valorizando ainda mais os ambientes. Esses lançamentos podemos dizer que são para todos os gostos e com cores que nos mostram muita personalidade de quem as escolhem, por estarem presentes em tons fortes e marcantes. 

Restaurante MOOD CASACOR Santa Catarina 2018 - Arquitetos Fábio Vitorino, Leandro Sumar e Diogo Lemos. Foto: Iris Rojas e TaynaraWazilewski

Vejam as formas arredondadas dos móveis, isso nos remete a suavidade, mesmo com cores fortes que são o diferencial dessas salas.

CASACOR Paraná 2018

Quem diria que o verde e o amarelo ficariam legal no mesmo ambiente, sem nos remeter a certas lembranças? Olha a resposta aí, tudo merece uma chance, só conciliar e apostar na criatividade, esse ambiente nos mostra que podemos usar todas as cores que gostamos com sabedoria para harmonizar cores, objetos e mobílias.

Por hoje é isso, Design, Inspire-se! Com todo meu carinho para vocês e sempre esperando que tenham gostado das minhas sugestões, até a próxima e aproveitem, beijos.


Feng Shui aplicado em todos os ambientes

Por Maila Mistieri

Oi pessoal, estou aqui para dividir com vocês alguns dos meus conhecimentos sobre Feng Shui, no qual eu tive a oportunidade de conhecer e por isso vou passar algumas dicas de como aplicá-lo em alguns ambientes associando-o ao Design de Interiores.

Feng Shui é a ciência e arte chinesa, de origem filosófica taoista (adepto de uma doutrina) que têm por objetivo organizar os espaços com a finalidade de atrair influências benéficas dos elementos da natureza; e podem acreditar, muitas pessoas adotam essa filosofia em sua vida para desenhar sua casa a partir da planta inicial do imóvel até finalizar com a decoração usando as posições dos comandos, em suas posições ideais indicadas pelo Baguá.

Apesar de ser uma pratica milenar, atualmente elas estão mais presentes do que nunca em vários ambientes, sejam eles corporativos ou particulares e com um design extremamente atual. Quem conhece e aprecia essa ciência sabe identificar perfeitamente se o Feng Shui foi aplicado em determinados ambientes.

Quem nunca viu essa imagem abaixo? Tenho certeza que todos já viram, não é?Esse objeto se chama Baguá, ele é uma espécie de mapa do centro das energias dos cômodos com formato octogonal. Essa energia chamamos de Chi no Feng Shui para identificar na planta baixa de um imóvel o que precisa ser harmonizado nos ambientes e as peças impedirão que o chi (energia) circule livremente e beneficie aquele ponto de sua vida, enquanto outros favorecerão o movimento.

Nele existem 9 segmentos contando com o centro que influenciam nossas vidas.

Cada Guá tem seu significado, sua cor, seu elemento e sua forma. Para identificação de cada um é preciso aplicar o Baguá sobre a planta baixa da casa, considerando a porta de entrada. No entanto, cada imóvel possui um formato de planta e uma energia diferente, por isso é importante fazer uma consultoria de Feng Shui para uma análise personalizada e sugestão para que tudo flua bem com a sua a carreira, amigos, criatividade, relacionamento, sucesso, prosperidade, família/saúde, sabedoria/espiritualidade.

Exemplo de uma planta com o Baguá aplicado.

Conforme posicionamos o Baguá na planta baixa da casa, podemos conhecer melhor nosso ambiente e se por algum motivo as disposições das peças e das cores estarem beneficiando ou não nosso ambiente.

Temos alguns exemplos de como harmonizar esses ambientes, para vocês se inspirarem quanto as posições de mesas, camas e peças principais que devem estar sempre em posição de comando.

Em nosso ambiente de trabalho reparem que a mesa é a peça principal e é nela onde tomamos nossas decisões por isso ela tem que ser posicionada no centro do ambiente e a nossa cadeira tem que estar posicionada de frente à porta de entrada como esta imagem abaixo nos mostra.

Já no quarto, a cama que é o principal móvel do ambiente. Os pés do móvel jamais deverão estar de frente para a porta de entrada e, sim, ao lado e de maneira que podemos sempre observa lá. Vejam abaixo a imagem como se você estivesse observando esse quarto da porta de entrada.

O Feng Shui nos aconselha a nunca correr riscos pendurando objetos pesados sobre a cabeceira de camas e tetos, isso podem causar ansiedade e preocupação em nosso subconsciente, devemos usar o bom senso; os espelhos, por exemplo, não devem ficar na parede onde ficam as cabeceiras das camas, apesar de muito usado por quem não segue o Feng Shui. A pratica nos diz que os espelhos refletem a energia para longe das camas, e essa qualidade tem que estar justamente aí.

A água corrente tem que estar sempre no quadrante do mapa do Baguá na prosperidade, tenha sempre uma fonte, um aquário, isso garante que não nos faltará dinheiro, criando espaços onde podemos passar horas agradáveis ao som calmo da água corrente.

Nos princípios do feng Shui, também nunca devemos colocar obstáculos na frente de nossas casas, pois o fluxo da energia da rua para dentro de nossas casas são muito importantes, o objetivo também é deixar a entrada livre para os visitantes.

Você pode caprichar no paisagismo se houver, procurar deixar o caminho até a porta levemente curvo, com muitas plantas e até mesmos vasos, mas lembrando que a porta tem que estar sempre livre.

"Solene é uma palavra que deve ser totalmente evitada quando se trata de decoração." - Kathryn M. Ireland

Você pode inserir em seu quarto os objetos que representem cada um dos elementos naturais, ar, água, terra, fogo, madeira e metal, apesar do Feng Shui ser adepto de usar poucos objetos em um cômodo, levando a uma tendência mais minimalista.

Espelhos e vidros podem representar a água. Luminárias e velas podem representar o fogo. Vasos de cerâmicas podem representar a terra e o ar pode ser representado através de incensos. A madeira sempre presente em formas de móveis e esculturas. Esses objetos inseridos de maneira correta deixarão os cômodos mais harmoniosos e equilibrados.

Imagem captada do Pinterest

Ah, não devemos deixar de falar que o banheiro é um canto delicado da casa, por isso devemos manter os vasos sanitários e ralos tampados e portas fechadas, pois esse ambiente pode fazer com que nossas energias sejam sugadas e enviadas para fora de nossas casas. Ainda temos as cores, pedras e plantas para falarmos em outra ocasião, pois essa técnica é muito ampla e complexa.

Espero que tenham gostado das pequenas dicas sobre o tema, e se aprecia a arte, design, inspire-se por aqui! Até a próxima e aproveitem para dar uma olhada em outras colunas da NOVO CONTEXTO eu recomendo, beijos a todos.


Os quartos são mais que um local de descanso 

Por Maila Mistieri

Estou aqui para falar de um cômodo da casa onde passamos a maioria do nosso tempo: o nosso quarto. É nele que devemos apostar todas as fichas quando falamos sobre conforto.

Como é o seu quarto? Ele é confortável, tem um espaçoso ideal? Atende suas expectativas? Vamos ver a seguir algumas opções em quartos e o que ele nos proporciona.

Volto a repetir que muitas coisas mudaram no decorrer do tempo e isso é muito bom. Agradeço por ter nascido entre os séculos, pois podemos presenciar, ou melhor, fazer parte das mudanças para a melhoria de todas as coisas. Antes tínhamos apenas duas classificações de quartos em uma casa, solteiro ou casal. Ah! Mas agora além dessas classificações, podemos chamar ambos os quartos de suíte, que antes somente os hotéis usavam essas classificações. Suíte Master ou simplesmente suíte, notamos abaixo as diferenças.

Suíte Master: Composta de pequena sala ou sala mais espaçosa, mesa e cadeiras ou sofás nesta sala, quarto propriamente dito, armário (closet), bancada e banheiro. 

Outros ângulos da suíte master. Projeto: Miriam Ruge  



Suíte: Composto de armário, bancada, poltrona e banheiro.

 Imagem: Casa Cor Franca. Cristina Capanema interior design

Suíte estilo industrial

"No vocabulário da maioria das pessoas, design significa aparência. É decoração de interiores. É o tecido de cortinas, do sofá. Mas para mim, nada poderia estar tão longe do significado de design. Design é a alma fundamental de uma criação humana, que acaba se expressando em camadas externas sucessivas do produto ou serviço." Steve Jobs

E também não temos como falar de uma suíte sem enfatizar os closets, que são os nossos queridinhos, não é? Qual pessoa não gostaria de ter um? E ter tudo organizado em um espaço, além de facilitar as nossas vidas ainda nos proporcionam prazer em tê-los, se você não tem, sempre é possível encaixa-lo em seu lar.

Podemos nesse espaço criar diferentes projetos capaz de realizar o desejo de cada cliente, desde o mais simples até os mais sofisticados, e observe ainda que em todos os projetos tem o seu glamour o seu valor, observe alguns:

Neste projeto podemos observar que além das vestes, também usamos para armazenar roupas e acessórios da casa, como toalhas, lençóis etc.

"Aprendi o que a paixão por objetos e mobiliário faz para decoradores destemidos - e que, se você estiver confortável em sua casa, todos os outros também estarão. Essa sensação de autenticidade é o que dá a uma casa a sua alma." Courtnay Daniels Haden

Este modelo bem iluminado conta com espaços abertos que nos causa a sensação de grandeza, lindo, sofisticado, os tons das cores claras nos proporcionam melhor visualização das peças, porém necessita de maiores cuidados na hora da limpeza.

"Imaginar é o princípio da criação. Nós imaginamos o que desejamos, queremos o que imaginamos e, finalmente, criamos aquilo que queremos." George Bernard Shaw

Projeto de armário para closets

Este ambiente claramente masculino, amplo e de fácil acesso a todos as coisas dentro dele e um lugar em destaque para calçar sapatos e apresilhar seus relógios.

Gaveta de gravatas 

Gaveta de relógios para os apaixonados


Espaço para duas pessoas, clássico, em madeiras escuras que os tornam mais elegantes, muito bem organizado.


Este abaixo nos lembra a sala de moedas do tio patinhas, onde reluz o ouro, fala se não é um sonho para apaixonados por sapatos?

Ainda dentro das nossas suítes, lembramos que podemos criar espaços para mesas, cadeiras e sofás, para tomar café da manhã ou apreciar um jantar mais íntimo, seja ele um espaço grande ou pequeno, contanto que seja do seu gosto e do estilo de vida que você leva.

Espero que tenham gostado das breves palavras sobre o lugar onde passamos a maior parte do tempo em nossos lares, beijos e até o próximo artigo.


A tendência são as áreas de confraternização: espaços gourmets e breakfasts.

Por Maila Mistieri

Os ambientes de uma casapodem ser vários e, hoje,vamos falar de dois espaços importantes para o convívio social e familiar que tem sido o desejo de muitos clientes.Como é bom receber os amigos para um almoço ou para um simples petisco, não é?

Para garantir conforto e praticidade, podemos receber nossos convidados em uma área com churrasqueira, forno a lenha,nesse caso, o espaço gourmet. Ou mesmo na cozinha também conhecida como área breakfast.

Há algum tempo era muito comum as casas contarem com uma área que eram separadas por longos quintais, aquelas áreas que chamávamos de "churrasqueira" ou "área de lazer", onde para chegarmos até ela,nós atravessamos o quintal e, normalmente,caminhávamos por áreas descobertas.

Nas casasconstruídas atualmente ou que passaram por reformasas pessoas estão trazendo esse ambiente para perto, agregando as áreas comuns de circulação de visitas, ou seja, estamos criando ambientes abertos, mais espaçosos e com mais conforto quanto a circulação e confraternização em dias de chuvas, por exemplo. Sem contar que deixa o ambiente muito mais bonito e aconchegante,e que proporcionapreparar refeições mais elaboradas e com um tempo mais livre.

Vejam o exemplo abaixo de uma área gourmet integrada à casa.

Imagem captada do Pinterest, vejam todos os espaços comum integrados.

"A casa é um lugar de criação, de inspiração e de conforto. Nela cada intervenção tem um sentido, mesmo os improvisos."

E a cozinha? Ah, a cozinha! A melhor parte da casa para reunir a família é em volta de um fogão,como diziam nossos pais. Hoje, tambémconhecida como área breakfast, por se tratar de uma área que preparamos pequenas e rápidas refeições do dia a dia.

Volto a dizer que, há tempos, construíamos nossas cozinhas com paredes e portas para separar a cozinhado restante da casa. Agora, o espaço mais frequentado juntou-se tanto com a sala de jantarquanto com a sala de estar e assim ela se tornou mais linda do que nunca, quem não aprecia uma bela cozinha?

Preparar um pequeno aperitivo para degustar com a família, a noite, por exemplo, não existe lugar melhor... A comida fica muito mais gostosa e toda família pode participarna preparação dos comes e bebes num espaço onde todos se sentem felizes em poder mostrar seus dotes culinários,seus drinks e apreciar um vinho, isso faz com que a casa tenha vida, cheiro emuita sinergia.

Agora apreciem esta área breakfast integrada na figura abaixo, da Casa Cor Pernambuco:

"Um ambiente em branco para você é uma explosão de ideias para mim. "

Acima falamos sobre casas, mas os apartamentos também contam com esses espaços integrados, por se tratar muitas vezes de espaços menores, é muito bem-vindo esse ambiente bem aproveitado que antes era somente uma sacada para apreciar a vista já que falamos de construções altas.

Acima falamos sobre casas, mas os apartamentos também contam com esses espaços integrados por se tratar, muitas vezes, de espaços menores. É muito bem-vindo esse ambiente bem aproveitado que, antes, era tido somente como uma sacada para apreciar a vista por se tratar de construções altas. Além do espaço integrado, podemos criar uma atmosfera de amplitude, otimizando todo o local e, assim, as

famílias que preferem vivem nesse tipo de moradia, podem compartilhar com os amigos um espaço tão agradável quanto de uma casa, por exemplo. 

Dê uma olhada nos ambientes a seguir:

Imagem captada no Arqblog 

Imagem de Amanda Ramalho, Pinterest 

"O designer de interiores, além do trabalho do decorador que vem ao final do projeto tem a função de elaborar o espaço coerentemente, seguindo normas técnicas de ergonomia, acústica, térmico e luminotécnica além de ser um profissional capaz de captar as reais necessidades dos clientes e concretiza-las através de projetos específicos. A reconstrução do espaço através da releitura do layout, da ampliação ou redução de espaços, dos efeitos cênicos e aplicações de tendências e novidades técnicas, do desenvolvimento de peças exclusivas."

Paginação completa do ambiente nas escolhas dos materiais, cores e texturas.

E, por hoje, é isso! Gostou? Tem a sua área de confraternização? Podemos melhorar ou atualizar seu espaço! Agradeço a todos que veem acompanhando minhas matérias e desejo uma ótima semana e até a próxima.


Maila Mistieri é Designer de Interiores, acompanhe seus projetos no instagram @designmailamistieri. A publicação de suas matérias são avisadas no face e insta do site Novo Contexto e em primeira mão na Rádio Transamérica Pirassununga, 90,1. 

Quais são as suas preferências no Design?

Por Maila Mistieri

Vamos falar de personalidade e estilo, de cada um, e como está associada ao design de interiores!

Você já se imaginou entrando em sua casa, linda, bem decorada, mas sem a sua personalidade? Sem seu estilo? Frustrante, não é? Todos nós temos um toque pessoal, um gosto único e é nele que devemos nos inspirar para juntos inserirmos o conforto em nossas casas e nos ambientes que freqüentamos, como por exemplo, no escritório, no consultório, em nossa mesa de trabalho... enfim, onde passamos horas dos nossos dias.

Existem vários tipos de estilo na decoração e o designer pode identificar qual seu cliente se encaixa. Vou citar dez e pontuar alguns deles.

Esses são os estilos: Clássico, Retrô, Boho, Noir, Industrial, Rústica, Minimalista, Contemporânea, Romântica e Asiática.

Quando comecei a estudar eu imaginava: Como vou criar projetos para outras pessoas sem interferir no estilo do cliente? Como deixar claro sua personalidade sem impor o meu estilo ou a minha personalidade? Pois é, foi aí que a ética e o bom senso prevaleceu e reafirmou que todo projeto traz novos desafios, novas fronteiras e nova paixão.

Uma solução que adotei foi deixar minha mente limpa, uma página em branco, deixando para desenhar a paisagem quando conhecesse bem meu cliente, o seu propósito, a sua preferência e seu modo de viver. Na verdade, promovendo o que todos os designers que respeitam seus clientes fazem: o"briefing". O tempo não me limita, tenho minha própria inspiração e o crio baseado no estilo e na personalidade do cliente. Por isso não sigo tendências, prefiro o bom senso desse discernimento.

Digamos que o cliente tenha um gosto por linhas retas e cores neutras. Veja abaixo o estilo de um quarto para esse cliente contemporâneo.

O estilo contemporâneo abraça todos os movimentos, técnicas utilizados nos tempos atuais, pós técnicas modernas. O ponto alto deste quarto captado no Pinterest sem dúvida alguma é a natureza, ela está integrada como um quadro natural neste quarto. Veja também como o revestimento do piso criou uma atmosfera fácil de interagir com todas as peças deste ambiente, conseguindo destacar todas elas. As cores das paredes e do teto deixaram um aspecto livre para receber qualquer móvel e qualquer quadro. A cadeira instalou-se ao quarto causando a impressão de que saiu do verde da paisagem. O ambiente precisou de pouca iluminação interna porque isso a natureza providenciou.

Você pode pensar, sem cortinas não perdemos a privacidade? Pois eu digo que não, primeiro porque que neste caso a localização do quarto está num espaço privado e alto, segundo porque durante a noite o quarto se apaga e se integra ainda mais com a natureza e seus moradores podem apreciar com clareza a paisagem privilegiada.

"Em nossa casa tudo é muito intenso e verdadeiro.

Nada é cenário porque vivenciamos cada espaço. "

E o cliente que é adepto aos elementos industriais? Esse cliente também não segue uma tendência, pelo contrário, ele é desobrigado, são amantes de lugares que já existiam e preferem preservar a integridade do local e adaptá-lo ao seu estilo de vida. Já faz muito tempo que antigas fábricas, armazéns, celeiros e etc., são procurados por pessoas que gostam de viver com esse estilo.

Particularmente sou muito fã, espaços como estes citados acima, me fornece um norte, me diz por onde devo começar e depois disso a criatividade circula por todos os espaços preenchendo cada detalhe para acolher cada peça escolhida, ou que o cliente já possui, ou que ele venha a adquirir em comum acordo com minhas indicações. Devemos nos lembrar do autoconsumo da atualidade e procurar aproveitar nossos mobiliários já existentes. A imagem a seguir nos mostra como é esse estilo de vida. 

Conversão de armazém inspirada em Nova York em Melbourne

Esta fabulosa conversão de armazém, mostra detalhes arquitetônicos e peças de decoração encantadoras em Hawthorn East, um subúrbio de Melbourne, Austrália.

"Ao organizar os seus pertences a pessoa encontra

seu foco e faz as pazes com ela mesmo."

Marie Kondo 

"Projeto de Maila Mistieri e Artemio Franceschini Junior (2016) ambos designers de interiores. "

Essa fotografia acima foi meu primeiro projeto industrial, um barracão adaptado para receber uma barbearia com diversão para os clientes, enquanto aguarda seu tratamento de beleza, e também, para o proprietário expor suas obras de artes e gostos pessoais.

Acompanhe detalhes do projeto acima com a descrição a seguir.

No chão, cimento queimado rústico; nas paredes, pés direito altos em 4 metros e meio cimento queimado natural; placas vazadas corten; a parede dos fundos em Ecobrick cappuccino; a parte elétrica correndo por dentro de eletros condutores em cobre, e escada em aço corten suspensa por cabos de aço.

A parte de cima do ambiente leva à paixão do cliente a outro nível, literalmente - a peça mais querida - sua primeira motocicleta. Uma peça escultural na parede do lado esquerdo foi elevada para que fizesse fundos aos dois níveis de ambientes. Muitas peças vintages, sofá em couro e vários jogos para a diversão dos adultos. (Projeto totalmente livre).

"A simplicidade é o último grau da sofisticação. " 

Leonardo Da Vinci

Agora digamos que meu cliente tenha o gosto clássico contemporâneo, em termos de decoração, é o que nunca sai de moda. Marcada por linhas elegantes e ricas, a decoração clássica tem suas origens na arquitetura grega e romana, onde o esplendor e o requinte são os traços mais visíveis e mais apreciados. Então, vejam as escolhas do ambiente abaixo integrando sala de estar, sala home-theater e sala de jantar.

São tantos detalhes e nenhum passou despercebido, o cuidado que o designer teve com as paletas de cores, foi muito feliz! Vejam que não temos nenhuma cor forte ou sobressalente dos tons neutros em destaque e mesmo assim todos os objetos se destacaram. Poderia descrever cada detalhe, mas a imagem fala por si só.

" Sou designer porque, crio, porque crio penso, produzo porque posso. " - Steve Jobs

E o estilo Bohochic, você conhece? Esse é um estilo de uma derivação da expressão Bohemian, o que explica a influência cigana e boêmia que marcou algumas décadas passadas. Na imagem abaixo podemos incluir também um pouco da intervenção oriental, hippie e étnica, misturando estilos exóticos, repletos de elementos estampados e rústicos.

É isso meus amigos, espero que em poucas palavras eu tenha expressado alguns dos meus conhecimentos sobre estilos e como cada indivíduo tem seu jeito único de viver.

Obrigada, beijos e bons dias para vocês, até a próxima matéria.


Destaque seus ambientes com uma bela iluminação 

Por Maila Mistieri

Você já parou para pensar como a iluminação é importante em sua vida? É ela quem nos proporciona o conforto e a alusão ao reconhecimento das coisas. Ela realça a beleza dos ambientes e nos oferece bem-estar. Acompanhe comigo esse artigo, garanto que você vai gostar e usar em sua casa.

A sala de visita, por exemplo, podemos dizer que é o "centro" da casa. É o ambiente que recebemos nossos amigos, nos sentamos junto à família, paramos para ler um livro e é nela também onde podemos observar a personalidade do dono da casa e depositamos nossas melhores escolhas em peças de mobiliário, quadros, obras de arte e lembranças familiares. Por todos esses motivos o projeto de luminotécnica tem um papel fundamental e, geralmente, usamos e abusamos dos vários tipos de iluminação para destacar cada espaço importante para nós.

Vamos seguir destacando algumas formas de iluminação e de modo bem simples, lembrar sempre que para esses projetos o interessante é contratar um profissional qualificado como um designer de interiores especializado. Vou apresentar alguns ambientes, e quem sabe, você possa identificar um deles como o seu.

O lustre de cristal, sem dúvida nenhuma, é o mais requintado na iluminação indireta.

Lustreco

Uma observação sobre a imagem acima: em um só ambiente o (designer/arquiteto) uniu com perfeição, o rústico, o clássico e o contemporâneo em linhas retas e geométricas e essa composição ficou perfeita, maravilhosa eu diria fantastica!

A sala abaixo possui dois tipos de iluminação indireta, ou seja, não possui um foco dirigido para iluminar, neste caso usaram um plafon de sobrepor para distribuir a luz, que ofereceu um amplo espaço de iluminação. E a iluminação direta que ofereceu através dos spots, que se prestarmos atenção estão todos direcionados para a obra de arte destacada na parede dos fundos.

Observamos também no ambiente o bom senso nas disposições dos móveis e o bom gosto nas escolhas deles e reparem como a obra de arte se destacou sobre a parede e as poltronas. Fato que dificulta quando todas as peças são relevantes.

De: Júlio Cesar Dàntes (Designer de interiores e arquiteto)

Aqui nesta imagem (Projeto de ThoniLitsz /Arquiteto) somente a iluminação direta está presente e significa exatamente como falamos, a iluminação está direcionada a algo que queremos destacar. Lembrando que temos que tomar cuidado para não evidenciarmos o que não queremos. Neste caso, foi usado um plafon embutido para encaminhar a luz e destacar a obra de arte, que acabou evidenciando a textura da parede em cimento queimado e conseguiu com os tons das cores - parecidas com as cores do quadro - causar um efeito 3D na parede. Olha aí um projeto de iluminação bem aplicado!

Abaixo o abajur em arco, também conhecido como luminária de chão, refletiu sua iluminação direta e focou a luz em um ponto sobre o sofá causando o efeito direto criando assim um ambiente perfeito para leitura.

Projeto captado do site www.decorfacil.com

Sobre lâmpadas

Quero destacar também que existem vários tipos de lâmpadas usadas para compor os ambientes, as mais comuns são as incandescentes (já não estão mais disponíveis no mercado), led e fluorescentes.

As lâmpadas incandescentes ainda existentes em algumas casas, consomem mais energia por que emitem mais calor, quase 90% do seu consumo é mais calor do que iluminação.

Já as fluorescentes são muito econômicas e duram mais, emitem mais iluminação do que calor, possuem versão com luz amarela e luz branca, ideal para quem deseja criar vários pontos de iluminação diferentes.

As lâmpadas de LED são altamente duráveis e consomem pouca energia para fornecer luz, também são encontradas em versão branca ou amarela.

As lâmpadas quentes ou amarelas deixam o ambiente mais aconchegante, enquanto as lâmpadas frias ou brancas deixam o ambiente mais claro, porém você pode criar uma iluminação para o mesmo ambiente, usando as duas tonalidades de lâmpadas.



Detalhes da iluminação: Sanca de gesso invertida com fita de LED, Lustre com lâmpadas de Led amarela.

Os acessórios de iluminação também são peças importantes para a formação dos ambientes. Os pendentes, por exemplo, são muitos usados para dar ênfase em um determinado canto da casa, realçando o espaço onde ele foi inserido, geralmente, usados com lâmpadas de led como podemos ver na imagem ao lado.

Os spots também são muito utilizados para compor ambientes, podem ser usados sozinhos ou em trilhos, no caso abaixo foram utilizados em trilho para projetar uma iluminação do tipo Studio que ficou muito bem representado no living.

As arandelas destacadas na figura seguinte ficaram perfeitas. Nesta parede, serviram para iluminar a pequena escultura, as cores das paredes e todos os objetos deste local.

(Imagem do Campinas Decor 2018)

E os lustres que são considerados - como citei logo na primeira imagem do artigo - os mais requintados num projeto de iluminação, sem dúvida, é a cereja do bolo e temos vários modelos deles: os clássicos ainda mais usados e os contemporâneos que estão caindo nos gostos dos lares por todo o mundo, como observamos em destaque no projeto abaixo:

Iluminação significa algo diferente para todos. Alguns dizem que é um lugar, alguns dizem que é um estado de espírito. Alguns acreditam que os seres humanos nunca irão alcançá-la, e alguns acreditam que já alcançamos.

Espero que tenham gostado da breve explicação sobre iluminação, fiz com carinho para vocês. Aguardo vocês no próximo artigo, beijos e boa semana!


Maila Mistieri tem sua primeira formação em administração de empresas onde atuou por mais de 25 anos. Há 2 anos é Design de Interiores - está apaixonada pela nova profissão - como vemos em seus artigos e obras assinadas. Há 15 anos, está envolvida com filantropia e participa de clubes de serviços para erradicação da poliomielite mundial. Ama a família e os animais acima de tudo.


Você pode entender e viver o design. Ele está ao alcance de todos nós!

Por Maila Mistieri

Temos muitos designers renomados em todo mundo, inclusive o Brasil tem muitos profissionais talentosos. Nesse artigo, vamos falar das peças que são criadas pelos designers.

Segundo Mariana Bruno da revista Casa Claudia: "O Brasil está em 12º lugar em ranking mundial de design". O critério utilizado para avaliação dessa pesquisa se baseia na quantidade de designers que ganharam o prêmio no evento A' Design Award desde 2010. Abaixo podemos visualizar o ranking citado.

Ainda estamos longe de atingir um bom número de lares onde realmente as pessoas se importam com essas peças, é uma pequena camada da população que realmente aprecia e dá valor , o que para mim, é uma pena! Entendo que em nosso país as pessoas tem impressão de que esses tipos de peças são muito caras e preferem investir em produtos de fabricação em massa, mas posso garantir que existem produtos que são acessíveis.

Mesa de Centro Bow - Way Design - Premiada pelo A'DESIGN AWARDS - Peça de Guilherme Torres


Eu gosto de design, imagina você, ter um ambiente de leitura por exemplo, com uma luminária assinada, para muitos isso não muda nada, mas para mim apreciadora da arte é mágico, é prazeroso saber que fazemos parte disso. O olhar de um design é diferente, é como se olhássemos uma peça e tudo a nossa volta ficasse transparente e aquela imagem fosse a única coisa que vemos... é tão lindo... eu consigo mensurar cada curva, cada detalhe!

E o bom disso é saber que todos nós podemos ter esse olhar, e é isso que proponho: basta a partir de agora, você olhar para as coisas de maneira diferente, tentar ver os detalhes das peças que julga simples, comum e que existe na casa de cada um, e irão descobrir que na sua casa você tem muitas dessas peças, não raro, num pequeno objeto que estava ali há algum tempo. Você olha e percebe que não o viu em outros lugares por aí. Aposto que ele é a criação de um designer!

"O design envolve um processo continuo de aprendizagem e nunca devemos deixar de educar nossa vista através de arte, de viagens, livros, filmes e peças de teatro. " Constanze von Unruh (Alemanha), designer.

Luminária assinada pelo Designer Sandro Santantonio.

Eu vivo design - essa semana fui convidada para participar de um evento na nossa região - e fui surpreendida com o convite para conhecer o processo de fabricação de móveis em madeira. Tive o privilégio de conhecer algumas peças de designers brasileiros que estão sendo fabricadas, pude relembrar dos meus tempos de estudos e compreender como é complexo um processo de criação. Desde o desenho, passando pelo protótipo até chegar na construção final. O tempo, a escolha dos materiais, as pessoas envolvidas, a perfeição nas curvas, realmente pude ver além do valor monetário dessas peças e estou aqui compartilhando com vocês o quanto foi importante para mim.

Deveríamos todos conhecer como são criados esses produtos, veríamos de outra forma os móveis no momento de nossas compras. Infelizmente, não posso publicar as imagens das peças, por conta dos direitos autorais, mas posso garantir que são lindas e que já estão em algumas lojas de distribuição exclusiva.

Mesinha concretista emDoïsdesign

Agora em época de sustentabilidade que se estenderá por muitos anos, infinitamente talvez, pensamos para o design a necessidade de criar uma peça com toda estrutura para ser útil, bela e acessível e que também precisa ser durável e fazer parte do ambiente que ele será inserido. Um desafio para nós que estamos sempre no processo de criação aliando todos os cuidados necessários para que tudo seja produzido dentro da exigência cada vez maior do nosso público e das normas legais.

Projeto Renata Ortiz

Em nosso país, contamos com muitas lojas que comercializam tais peças e com preços que cabem em todos os bolsos. Vamos investir no conforto para nossa casa. Sabemos que quando não achamos algo importante, muitas vezes, nos passa desapercebido, mas garanto a vocês que quando o design chegar até você, com seu olhar treinado, será muito bom, será fantástico!

Aos meus leitores, indico que apreciem sem moderação uma peça de design, o trabalho de um design de interiores para compor o melhor lugar do mundo, o seu! Ah, e as imagens que eu escolhi para ilustrar aqui! Com carinho, até breve!  


 Ambientes ou espaços internos, gostos e você 

Por Maila Mistieri

Você sabe como podemos trabalhar com gostos diferentes? Com a simetria ou assimetria? Conheça os recursos que nós, designers construímos para esses projetos diferenciados.

Tudo que queremos após um dia intenso de trabalho, é chegar em casa e sentir o aconchego do lar. Restaurar as energias em nosso porto seguro onde esperamos ansiosos pelas horas passarem e regressar.

Existem vários tipos de moradia: aquela que chamamos de lar, aquela que chamamos de casa ou de residência. O importante é nos sentirmos bem dentro do nosso espaço, seja com nossa família, com a gente mesmo, na presença de amigos, ou com nosso animalzinho de estimação.

Quando essa porta se abre nos sentimos seguros e felizes. E, podemos mais. Você já pensou em inserir no conjunto, aquela paisagem que te agrada? As suas cores preferidas? O som de água ao longe passando por uma fonte, de forma a criar uma sinergia entre você e seu espaço, o que te realiza pelo simples fato de estar em casa?

Muitas vezes conversando com os clientes ouço as seguintes frases: "eu vivo trocando os móveis, os tapetes ou o revestimento da casa, mas nunca fica do jeito que eu quero." Ou: "Eu não tenho tempo, por favor, faça isso por mim." E isso é normal! Às vezes, as pessoas sabem o que elas querem, porém, não conseguem realizar a transformação. Estamos num período em que fica difícil ficar gastando dinheiro sem retorno, e que bom que muitos já perceberam que, para que isso não aconteça, precisam de um Designer.

Nós estamos aqui, para proporcionar isso para você!

Projeto de design de interiores deve considerar, além da família e dos possíveis hóspedes de um cliente, também seus animais de estimação. Neste exemplo acima, foi previsto o acesso livre ao jardim que circunda a casa e a menor quantidade possível de tapete.

Voltando ao enunciado, existem vários tipos de clientes, e vamos falar de dois exemplos: aqueles que são simétricos e aqueles que são assimétricos. Já tive a honra de trabalhar para pessoas assim, com gostos completamente diferentes e isso nos enriquece.

Em uma das casas, precisei trabalhar com a harmonia total dos ambientes. Qualquer peça ou cor sugerida que não fosse simétrica era rejeitada pela cliente. Por outro lado, para a outra cliente, pela assimetria a composição é mais ousada. 

Vamos ilustrar: no projeto abaixo podemos observar a simetria de um dos ambientes da casa. As duas poltronas exatamente iguais e colocadas ao redor da mesa com o cuidado para que elas ficassem na mesma posição que a outra. Quando a moradora solicitou os meus serviços eu pude modificar completamente os espaços, fato que proporciona a nós, designers, prazer absoluto. Houve mudança desde o chão até a iluminação. Alguns móveis foram desenhados para que houvesse exclusividade. As paredes foram totalmente revestidas com espelhos quadriculados em bisotê, os tapetes e as cortinas executadas sob medida e todas as peças adquiridas de alta qualidade. 

"Ao criar uma ambientação verdadeiramente harmoniosa. O designer de interiores ajuda o cliente a ser e a se sentir diferente. O designer tem a importantíssima função de criar os lares das pessoas e, de certa forma, transformar seus destinos. "
Tatiana Rogova (Rússia), Designer.

Neste segundo projeto, ainda em andamento, a dona da casa é uma pessoa de gosto assimétrico. Neste caso, realizei uma mudança total nos ambientes, trabalhando com painéis vazados e Home Theater exclusivos para a cliente e pude sugerir em tempos de sustentabilidade, um clássico do Designer Sérgio Rodrigues: a "cadeira mole" que em minhas andanças por aí, encontrei restaurada. Pude ousar e usei, em lados opostos, peças diferentes, inclusive o sofá nada simétrico com um lado maior do que o outro, mesa de centro oval e mesa de canto redonda, iluminação pontuada somente em um dos lados das paredes. Nesse caso, foi usada uma luminária de coluna; nas paredes, gravuras atrás do sofá; cores, temas e tamanhos diferentes com iluminação direta para realçar todas as artes.

"O móvel não é só a figura, a peça, não é só o material de que esta peça é composta, e sim alguma coisa que tem dentro dela. É o espírito da peça. É o espírito brasileiro. É o móvel brasileiro." (Sérgio Rodrigues).

Espero que tenham gostado, excelentes dias a todos e até o próximo artigo!!


Vamos falar sobre Design de Interiores

Por Maila Mistieri

Muitas pessoas acham que o designer de interiores é um decorador, não desmerecendo a profissão de decorador, que é uma profissão maravilhosa e é uma das melhores partes de se trabalhar dentro de um projeto de Design de interiores. Mas, nós não somos somente um decorador e isso é um equívoco normal, por isso gostaria de esclarecer um pouco mais sobre essa profissão.

CasaCor SP 2018 Clarisse Reade (Designer de interiores) e Pereira Reade foto: Marco Antônio.

Muitos alunos chegam na sala de aula de Design de interiores com a expectativa que vai aprender somente sobre decoração e o que acaba acontecendo é uma grande desistência de alunos do curso, como acontece em várias outras áreas. Não me lembro de uma só aula de decoração durante o período em que cursei Design. Contudo me recordo sobre aulas de estudo das cores (círculo cromático) e a influência delas sobre os ambientes em que elas serão inseridas e quais os tipos de sensações que elas podem exercer sobre as pessoas. Nas aulas, também, capturávamos objetos de mobílias em sites especializados para formar vários tipos de ambientes e isso depende somente de nós, porque gosto é uma escolha, uma sensibilidade individual, mesmo em cursos de decoração e não adianta fazer o melhor curso se não tiver aptidão. O dom é para poucos! Porém, todos temos um dom, o qual se revela quando fazemos o que amamos e somos reconhecidos por isso.

Ambiente com cores aconchegantes, para criar uma atmosfera de paz, repouso.

Não posso deixar de citar que aprendemos a quantificar através de aulas de cálculos valores para se construir um alicerce de uma casa, uma parede de qualquer tamanho, valores espaciais para aberturas de iluminação e ventilação para qualquer tipo ambiente, paginação, revestimentos, materiais usados em uma obra, encanamento e seus mecanismos, tipos de iluminação e quantidade de (energia) watts por m², normas de acessibilidade. Também projetos mobiliários sendo estes postos em prática na marcenaria. Me lembro que detestava o fato de ter que cortar, lixar, parafusar, para saber se o que estávamos projetando, realmente se tornaria uma peça firme, segura e consistente para apresentar para o nosso cliente. Aprendemos projetos arquitetônicos, através de programas usados por engenheiros, arquitetos, designers do mundo todo. Aprendemos história da arte voltada para área arquitetônica desde os primórdios da natureza humana, ou seja, temos que ter um vasto conhecimento na área da construção civil e arquitetônica, isso são só alguns apontamentos.

Então, por se tratar se uma profissão muito antiga, mas há pouco tempo reconhecida, algumas pessoas ainda confundem os termos.

Projeto hidráulico

Onde podemos atuar:

"O designer deve considerar o que realmente o interessa, tanto em termos da consolidação de sua formação acadêmica quanto a criação de uma base para qualquer desenvolvimento profissional. "Jenny Gibbs

O Designer de interiores pode criar projetos residenciais ou comerciais; trabalhar em um escritório de arquitetura com engenheiros e urbanistas que tenha um departamento de Design de interiores; ou para lojas de mobiliários; ou se especializar em uma área de design específica, sendo elas como: design de lojas, exposições, centros de saúde, ou vendas e representações; podemos criar projetos nos setores: comercial, residencial, médico, governamental, hoteleiro, gastronômico e cenários.

Restaurante Indiano Rasoï 

Como podemos atuar:

Se formos criar um projeto para um cliente que gostaria de reformar uma casa, por exemplo, e ele gostaria de mudar até mesmo a arquitetura ou criar alguma outra dependência na casa, nós podemos criar o projeto. Podemos retirar uma parede que não seja estrutural ou colocar outra que pode ser em drywall, criar coberturas em estruturas metálicas. E, se houver realmente a necessidade de alterações estruturais, nesses casos, precisamos da autorização e do acompanhamento de um arquiteto ou engenheiro. Esse profissional é importante para destinar a obrigação e até mesmo para obter autorização nos órgãos competentes, sendo eles os responsáveis técnicos pelas mudanças que forem realizadas no projeto já existente.

Não podemos modificar estruturas/arquiteturas sem acompanhamento dos mesmos, mas podemos modificar toda a paisagem arquitetônica, tanto interna quanto externa de uma edificação sem acompanhamento de engenheiros ou arquitetos contanto que não retiremos ou coloquemos nenhuma estrutura diferente do projeto original, ou seja, construir ou destruir nada.

Podemos criar novos ambientes em cada parte da casa desvestindo-a e vestindo-a da forma que nós designers e nosso cliente decidirmos em comum acordo.

É muito importante o Designer de interior criar uma equipe de trabalho, com profissionais de total confiança para conseguir alinhar um projeto com um ótimo desempenho, contamos com: arquitetos, engenheiros, eletricistas, encanadores, colocadores de papeis/adesivos de parede, construtores, paisagistas, jardineiros, carpinteiros, restauradores, marceneiros, pintores, artistas plásticos, artesãos, mãos de obras especializadas em muitos tipos de serviços, que muitas vezes, nos deparamos pela primeira vez, e muitos outros profissionais.

Assim, encerro esse primeiro artigo agora como colunista, para mostrar a vocês o universo que faz parte do design de interiores. Até daqui a 15 dias!!! Beijos.


"O que me motiva todos os dias é saber que estamos aqui para fazer a diferença, porque de mesmice o mundo está cheio!!" Maila Mistieri é formada em Administração de empresas e trabalhou na área por 25 anos. Há 2 anos é formada em Design de Interiores - está apaixonada pela nova profissão - se aposentou da área administrativa e atua feliz já na nova carreira. Há 15 anos, foi uma das fundadoras de uma fraternidade em Pirassununga, de caráter totalmente filantrópico que angaria fundos para cuidar das famílias carentes da cidade e participa de clubes de serviços para erradicação da poliomielite mundial. Ama a família e os animais acima de tudo.