Cobertura EspecialFeira das Nações/VEM Brasil

Feira das Nações trata do amor sem fronteiras


Evento da VEM Brasil fortalece projetos que lidam contra a exploração infantil, o tráfico humano e promovem a alimentação, educação e resgatam a esperança.


Pirassununga foi sede de uma grande festa que reuniu representantes de vários países do mundo. Os continentes americano, africano, asiático e europeu estavam representados por líderes que atuam em defesa da vida, atuam em projetos socioeducativos, humanitários e tem como principal finalidade combater o tráfico humano e a exploração infantil em países que são afetados pela precariedade na política e na economia.

O evento teve inicío na sexta-feira, dia 21 de junho, com o tema: Jesus o Pão da Vida - Alimentemos as nações (João 6:5) promovido pela VEM - Visão de Evangelização Mundial e a abertura contou com a participação do presidente, Pastor Carlos José de Melo e líderes missionários e cristãos que fazem parte da organização. Durante a cerimônia houve pregação da missionária Wanusia Marcks Marinho Vanderley que age no resgate da dignidade humana em locais de extrema precariedade principalmente em favelas, rodoviárias e grandes centros metropolitanos.

Conheça a VEM

A Visão de Evangelização Mundial (VEM) é um organismo que teve início em 1999 tem como missão combater o tráfico humano e promover a espiritualidade aos menos favorecidos. Possui mais de 1.300 missionários, assistem diretamente mais de 350 crianças, cuidam de mais de 1600 adoções e tem mais de 465 parceiros que combatem a exploração humana e promovem a proteção a vida. 

"Nessa festa podemos dizer que apresentamos 5% dos projetos que a VEM realiza para socorrer em questões materiais e espirituais os povos em diversas nações, uma grande vitória estar todos reunidos em Pirassununga, no Brasil", falou no encerramento o Presidente da VEM, Pastor Carlos de Melo.

Citamos, portanto, alguns projetos que demonstram a atuação da VEM pelo mundo, entre eles, ações localizadas no Egito, em Moçambique, no Guiné Bissau e ainda com as tribos indígenas no Brasil.

Oriente Médio - Projeto Tawseela = "Conexão" -Oriente Médio - Projeto "Conexão" - Um projeto sócio educativo que acolhe crianças de rua, que estão em situação de abusos morais, sexuais e tem a oportunidade de estar em um ambiente de formação sendo alfabetizados em árabe ou inglês. Além de treinamento de ongs e serviço comunitário em regiões remotas do país, alcançando assim também refugiados de guerra, refugiados de países oriundos do continente africano e comunidades isoladas em risco. Somente no cuidado diário são mais de 200 crianças atendias através de aconselhamento, atendimento psicológico e terapêutico, aulas de alfabetização em árabe e aulas de inglês, música, dança, carpintaria e trabalhos manuais.

Acontece por meio de parcerias onde a visão é compartilhada com organizações locais e centenas de refugiados de guerra, entre eles mais de 400 crianças sírias são atendidas. Comunidades que vivem nos lixões da capital e comunidades isoladas há mais de 900 kms de distância. Este projeto de desenvolvimento comunitário e resgate da dignidade humana foi implantado no Oriente Médio pela família Abdoulmassih e após 10 anos de desenvolvimento, hoje é coordenado por obreiros locais que foram preparados durante anos para continuar a visão, que já alcança através de seus treinamentos.

Moçambique/África - A cada projeto podemos sentir a realidade e o entusiasmo dos líderes que atuam nas regiões, que estão na linha de frente, assistindo a miséria humana e tentando trazer esperança às famílias. Assim é conversar com o líder Eduardo Pimentel que atuava na região de Beira e que devido ao ciclone que devastou a cidade mudou-se para a região de Maputu onde poderia atuar com mais missionários em busca de melhorias para crianças e jovens.

Os missionários Eduardo e Luciana trabalham com a comunidade local e promovem a alfabetização do português para 80 crianças com idades entre 4 e 5 anos além de oferecer a primeira refeição e o almoço a esses alunos que não raro, terão apenas esse sustento para o dia. Ele fala empolgado do projeto ligado ao esporte com futebol e uma outra língua como o inglês, além de colaborarem para o reforço escolar de final de ano para jovens que necessitam de apoio para a grade curricular do país.

Guiné-Bissau/África - Pastor Osias Oliveira atua com a família no Guiné Bissau e conta empolgado da participação no evento, onde divulgou os projetos que realiza na África, trabalham em família, há onze anos, no campo que quer dizer com a realidade local, em contato com o comunidade em regiões muito distantes e portanto de excassez de recursos. Osiás comenta "apesar de todos os desafios, estamos em eleições no país, por exemplo, mas não deixamos de lado nossas participações como neste evento tão necessário para a divulgação dos projetos que implantamos como Projeto Escola, Brigada da saúde e com agropecuária."

Tribos Indígenas no Brasil - José Vicente está agora em Pirassununga. Conta que sua experiência com as tribos indígenas é um trabalho inter cultural e antropológico, um trabalho que prevalece o respeito aos povos indígenas, que reforça a cultura por muitos desvalorizada, reforçando as características, aspectos positivos, a língua.

Promove a comunicação da esperança por meio do uso da tecnologia, rádios e outros meios: "é um trabalho intercultural em que buscamos o ponto central da identidade de cada povo para que eles sejam os protagonistas dessa intervenção", comenta José Vicente.

Escola Vem tem momento especial de participação na Feira

É muito comum no Brasil festejarmos o mês de junho com as tradicionais festas que remetem ao universo caipira e suas danças populares, no entanto, a escola VEM - com duas unidades no município de Pirassununga, uma sede que concentra a educação infantil e outro para o Ensino Fundamental - aproveita a oportunidade para dar continuidade à construção de valores transformando uma festa que poderia ser mais uma, em um diferencial.

Afinal, você não vai lá apenas para ver seu filho dançar... Você tem a oportunidade de vivenciar os temas que fazem parte da missão da escola, que está ligada a promover um cidadão do mundo, permitir uma visão do mundo por meio de novas culturas através da exposição de arte, cultura, gastronomia e projetos missionários que são apresentados a comunidade.

A tarde de sábado, dia 22 de junho, foi dedicada aos alunos e onde eles desfrutaram da alegria do Palhaço Quadrado que animou a festa e manteve as crianças encantadas por suas brincadeiras. As famílias tiveram oportunidade de ver os trabalhos de arte da turma da educação infantil inspirados na Índia e da turma do Ensino Fundamental inspirados em países africanos.

No final da tarde, a Diretora da Escola, Rute Góes, abriu as apresentações culturais dos estudantes entrando na quadra principal com o Globo representando o mundo, seguida pelo desfile das bandeiras das várias nacionalidades presentes com projetos da VEM.

Deu-se início as apresentações de teatro e danças inspiradas em passagens bíblicas. A Turma do Ensino Fundamental encenou a peça sobre missões, o encerramento ficou por conta de missionários que cantaram, dançaram e louvaram como em suas regiões de missões.

De tão grandiosa, a festa quase não teve fim assim como a missão da VEM não tem!

Para 2020, o evento acontecerá em 11 de Junho, com workshops, conferências, forúns, workshops, feira missionária e congresso missionário para as nações e com caravanas de todo o Brasil. Estão todos convidados! 

Conheça mais em www.vembrasil.org e siga as redes sociais https://www.facebook.com/vembrasilorg/?ref=br_rs